MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Horário de verão: Governo volta atrás e muda data de início pela terceira vez em um mês

Pressão da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) pode ter influenciado a decisão

Por Bernardo Fonseca
16/10/18 - 10:17
Horário de verão: Governo volta atrás e muda data de início pela terceira vez em um mês Decisão de alterar a data de início do horário de verão é a terceira em um mês. | Foto: Banco de Imagens

Mais um capítulo no vai e vem de decisões relativas à data de início do horário de verão. Na noite de segunda-feira, dia 15 de outubro, o Palácio do Planalto anunciou que o governo voltou atrás e decidiu manter a mudança de horário a partir do dia 4 de novembro, ao invés do dia 18, como comunicado anteriormente. A justificativa da decisão, no entanto, não foi apresentada.

Esta é a terceira mudança anunciada pelo governo em menos de um mês. No final de setembro, Brasília anunciou a decisão de adiar o início do horário de verão para depois do segundo turno devido à eleição. Depois, no dia 4 de outubro, um novo adiamento. Dessa vez motivada pela realização das provas do Enem nos dias 4 e 11 de novembro. Na época, o pedido foi feito pelo MEC, que argumentou que candidatos poderiam perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios.

Uma das razões que podem ter levado o Governo Federal a mudar de ideia pode ter sido a pressão feita pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Em comunicado, a entidade que reúne as maiores empresas aéreas do país, afirmou que a nova mudança no horário de verão poderia afetar cerca de 42 mil voos. Em nota, a entidade afirmou que a medida poderia trazer “sérias consequências para o planejamento da operação aérea e, consequentemente, para os consumidores com volume expressivo de passageiros podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência”.

Celulares mudam horário antes da data certa

Na madrugada de domingo, 14, para segunda-feira, 15, diversos celulares da operadora TIM alteraram o horário do relógio, adiantando de forma automática para o horário de verão. O ocorrido deixou muita gente confusa e gerou diversas reclamações nas redes sociais.

Em nota, a empresa de telefonia afirmou que o problema atingiu "uma parcela muita reduzida da base de clientes" e pediu aos usuários para que alterassem as configurações do relógio para o horário de Brasília.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, fazendo com que o dia dure mais e gere economia no uso da energia elétrica. Além disso, a medida pode trazer benefícios para a prática esportiva, o comércio e outras ações realizadas durante o dia. Por outro lado, o horário de verão pode afetar padrões de sono e até atrapalhar viagens.

O primeiro a propor a instauração do horário de verão foi o neozelandês George Hudson em 1895. Os primeiros países a utilizarem a medida foram a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1916. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, em todo o território nacional, sendo adotado regularmente desde 1985.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.