MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Guia que fez vídeo de resgate de jovem em montanha de Teresópolis fala ao Portal Multiplix

Operação de salvamento foi feita pela equipe do Corpo de Bombeiros e durou cerca de cinco horas

Por Kessia Coutinho
12/06/23 - 12:05
Guia que fez vídeo de resgate de jovem em montanha de Teresópolis fala ao Portal Multiplix Jovem teve que ser resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros | Fotos: Willian Esteves

Um homem de 26 anos foi resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros na montanha do Dedo de Deus, que fica na Serra dos Órgãos, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, no domingo, dia 11.

Segundo a corporação, a operação começou durante a madrugada, por volta das 4h, e, segundo a assessoria, as equipes subiram por terra para localizar Gabriel Caetano S. Júnior.

Como não foi possível fazer o resgate pela trilha, solicitaram uma aeronave para realizar o salvamento de Gabriel, por volta das 9h.

As imagens foram gravadas pelo guia de montanha, Willian Esteves, quando começava uma escalada, e cedidas à reportagem. O vídeo abaixo mostra o momento exato do socorro:

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi levada para o Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT). A reportagem entrou em contato com a unidade para saber informações sobre o estado de saúde do montanhista e ainda aguarda retorno.

Ao Portal Multiplix, Willian contou na manhã desta segunda-feira, 12, que trabalha como guia há sete anos. Ele disse que não conhece o jovem que sofreu o acidente, mas essa foi a primeira vez que presenciou um salvamento em uma trilha da região:

Não vi o momento da queda, apenas o resgate. Mas, já aconteceram outras vezes em Teresópolis, e, infelizmente, ainda acontecerão. Porém, respeitando os procedimentos de forma correta é impossível acontecer algum acidente.

Willian explicou ainda que essa escalada até o Dedo de Deus é bastante difícil e deve ter um acompanhamento:

O local lá é difícil e a trilha precisa ser feita com a ajuda de um guia. No início da escalada, tem uma via que a gente chama de 'via ferrata', são 30 metros de cabo de aço para a subida. Você sobe cabeando e, quando vem embora, você tem obrigatoriamente que colocar um rapel para fazer a descida.

A reportagem perguntou ao Corpo de Bombeiros sobre a possível causa desse acidente e aguarda informação.

Também entramos em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), para saber os detalhes dessa queda e espera um retorno.

Início da temporada de montanhismo

Reconhecida oficialmente em 2021 como a Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis iniciou neste mês a temporada de montanhismo deste ano com um evento realizado no Parnaso.

O Dedo de Deus é uma das mais belas e clássicas escaladas do Brasil, um grande marco para o esporte e é considerado um grande desafio, principalmente para quem está começando no mundo da escalada e quer chegar ao cume.

A montanha está a 1.675 metros acima do nível do mar, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.