MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do RJ define novas ações de apoio às vítimas das chuvas; Petrópolis decreta situação de emergência

'Comitê de Chuvas RJ' informou que enviou, em 24 horas, 3.090 mantimentos, entre kits de higiene, colchões e alimentos para áreas atingidas

Por Kessia Coutinho
23/03/24 - 15:23
Governo do RJ define novas ações de apoio às vítimas das chuvas; Petrópolis decreta situação de emergência De Petrópolis, Cláudio Castro alinha estratégias de apoio a municípios atingidos pelas fortes chuvas em várias regiões | Foto: Divulgação/Governo Estado Rio de Janeiro

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) definiu, de Petrópolis, na Região Serrana, na manhã deste sábado, 23, as novas ações estratégicas de apoio às vítimas das fortes chuvas em todo o território fluminense.

Entre elas, estão o envio de mais maquinários e insumos para as áreas atingidas. Durante a reunião, o governador fez contato com prefeitos de diversas áreas atingidas pelas chuvas, como Teresópolis, São Gonçalo, Macaé e Guapimirim, e determinou que mais maquinários fossem enviados às cidades.

Segundo o governo estadual, mais de 700 máquinas estão à disposição dos municípios, e mais de 60 atuam na limpeza de ruas e desobstrução de estradas:

Monitoramos durante a madrugada a situação em Petrópolis, mas atentos a outros municípios que tiveram problemas. Estamos com operação em Magé, Guapimirim, Campos dos Goytacazes e outras regiões. Atuamos em todas as regiões. Mantenham-se em casa e com atenção, explicou Cláudio Castro.

O 'Comitê de Chuvas RJ' informou que enviou, em 24 horas, 3.090 mantimentos, entre kits de higiene, colchões e alimentos para áreas atingidas.

Participaram da reunião, o secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, o secretário de Planejamento, Adilson Faria, e o secretário de estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique.

Petrópolis decreta situação de emergência

Em Petrópolis, quatro óbitos já foram confirmadosEm Petrópolis, quatro óbitos já foram confirmados | Foto: Divulgação/Governo Estado do Rio de Janeiro

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), decretou situação de emergência devido ao grande volume de chuva sobre a cidade.

No começo da noite dessa sexta-feira, 22, a Defesa Civil informou que estava saindo do estágio de alerta para crise, por causa dos altos índices pluviométricos e a previsão de chuva de intensidade moderada a forte.

O número significativo de ocorrências que já haviam sido registradas e as condições de alto risco elevaram a escala da Defesa Civil.

O governo estadual também solicitou o auxílio do Exército Brasileiro e os militares já chegaram à cidade.

Em 24 horas, choveram mais de 270 milímetros. Para este sábado, a previsão para Petrópolis é de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Monitoramento 24 horas

Equipes seguem em monitoramento Equipes seguem em monitoramento | Foto: Divulgação/Governo Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) informou ao Portal Multiplix que segue em alerta 24 horas por dia para prevenir desastres.

Equipes de meteorologistas, geólogos e hidrólogos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanham as condições climáticas e os níveis pluviométricos em todo o território, emitindo alertas de risco quando necessário.

A Defesa Civil Estadual abastece as prefeituras com previsões do tempo, avisos sobre os níveis de severidade meteorológica, acumulados de chuvas e panoramas de perigo hidrológico e geológico.

Os agentes ainda orientam os gestores públicos quanto ao envio de avisos (SMS) para a população, em casos de chuvas fortes e persistentes, rajadas de ventos e raios, e também quanto ao acionamento das sirenes localizadas em áreas de risco, em caso de ameaças de deslizamentos de terra.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) também mantém contato frequente com o Cemaden e com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para o compartilhamento de dados e recomendações sobre as condições meteorológicas do estado.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.