MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo: obra da Praça CEUs pode estar próxima de ser concluída no bairro Olaria

Espaço, que abriga projeto social de judô, foi rebatizado de Estação Cidadania e deve ser gerido pela comunidade em parceria com o poder público

Por Matheus Oliveira
14/02/20 - 09:00
Friburgo: obra da Praça CEUs pode estar próxima de ser concluída no bairro Olaria Obras da Praça CEUs, no bairro de Olaria, tiveram início em 2014 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Rebatizado de Estação Cidadania, o projeto da praça Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) pode estar perto da conclusão. A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana, se reuniu com representantes da comunidade do bairro de Olaria, na última terça, 11, para tratar do término das obras e da gestão da unidade. A data da inauguração, porém, ainda não foi definida.

Após anos de paralisação, a construção foi retomada em setembro do ano passado quando a prefeitura contratou a empresa Fabicon Engenharia e Construtora LTDA, pelo valor de R$ 500 mil, para recuperar as partes depredadas e finalizar a obra do complexo.

A proposta é transformar o local em um espaço público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, parecido com os moldes originais do projeto.

Segundo a prefeitura, a responsabilidade será de um grupo gestor, a ser composto pela sociedade civil (moradores, associações e organizações não-governamentais) e poder público.

Após ser constituído, esse grupo deverá atuar na construção do estatuto, regimento interno e um plano de gestão, visando o bom funcionamento do espaço.

Ainda de acordo com o Executivo, uma nova reunião aberta à comunidade ficou marcada para a próxima terça-feira, 18, às 18h30, na sede do clube Roqueano.

Projeto Solução permanece no local

Durante o período de paralisação da obra, o que deu sobrevida ao espaço foi o Projeto Solução, programa social que existe há 13 anos e desde 2017 está na Estação Cidadania.

O projeto consiste em aulas de judô para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos. Atualmente, o Solução atende um total de 170 alunos.

O coordenador do projeto, Carlos Hespanha Matt, se mostrou aliviado com as possibilidades de destino final para o local, e demonstra otimismo com o futuro da Estação Cidadania e do projeto Solução.

“A entrega do espaço e as soluções apresentadas nos dão um misto de alegria e alívio. Isso porque recebemos a garantia de que o projeto vai seguir no local. As secretarias de Cultura e a Assistência Social também vão atender as famílias que participam do Solução”, declara.

Sobre a Praça CEUs

O espaço foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Nova Friburgo, e a obra para sua construção foi iniciada em 2014, durante o governo do então prefeito Rogério Cabral. No total, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão nas obras inacabadas.

O planejamento original era de que fosse construído um espaço cultural com teatro, galeria de artes, ginásio de esportes, academia de ginástica, pista de corrida, sala de leitura, sala de inclusão digital, assim como uma sala para o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e para Ponto de Cultura de Olaria.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.