Fachada do Casarão da Fundação Dom João VI, em Nova Friburgo, passa por reforma
Parte interna da construção também vai receber intervenções; Centro de Arte não será contemplado
A fachada do casarão da Fundação D. João VI, no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está passando por reforma.
A prefeitura explicou que além dessa obra, será realizada também a pintura da parte externa para recuperação estética da instituição.
As intervenções vão seguir pelos próximos meses, dependendo de aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o governo municipal, o 6º GBM já emitiu a autorização necessária para o andamento das obras.
A expectativa da prefeitura é de que “em agosto, seja iniciada a segunda etapa das intervenções gerais”.
Ao Portal Multiplix, O Inepac confirmou que é “responsável pela aprovação da proposta de restauro e pela fiscalização durante a execução, acompanhando os procedimentos e auxiliar em eventuais dúvidas que possam surgir”.
No mesmo prédio da Fundação D. João VI fica um importante símbolo cultural de Nova Friburgo, o Centro de Arte, que está fechado há 13 anos.
Parte externa do Centro de Arte, em Friburgo, terá nova pintura | Foto: Alice Wandrofski
Questionado se esse projeto de reforma também vai contemplar o interior do casarão, o Inepac respondeu:
A proposta contempla pintura das fachadas e parte interna da ala norte da edificação. O Centro de Arte não está contemplado. Na documentação enviada consta que apenas a área que sediará a exposição temporária (de maio a julho) no prédio da Fundação, terá a pintura interna realizada.
Foram solicitados mais detalhes sobre essa intervenção à prefeitura, que ainda não enviou respostas.
E o Centro de Arte?
O Centro de Arte está fechado desde as chuvas intensas de 2011 e seu retorno é muito esperado pelos moradores, principalmente pela classe artística.
Em setembro de 2023, a Prefeitura de Nova Friburgo falou ao Portal Multiplix sobre o processo de reforma do local:
A Secretaria Municipal de Cultura informa que já foi superada a etapa que dependia de liberação do Corpo de Bombeiros. Com isso, o município está dando todos os encaminhamentos necessários para a reabertura do Centro de Arte, o mais breve possível.
Em março deste ano, o secretário municipal de Cultura havia citado um projeto junto à Fundação D. João VI:
A gente já está com um projeto junto à fundação [Fundação D. João VI]. Estamos em negociação para ver se a gente consegue neste ano ainda voltar com esse importante espaço cultural.
Questionamos o município sobre o andamento do projeto de reabertura do Centro de Arte, mas também não tivemos nenhum retorno sobre o assunto.
A Fundação D. João VI
A Fundação D. João VI foi criada a partir do projeto ‘Pró-Memória’ do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com o objetivo de manter viva a história de Nova Friburgo, em 2019, a instituição completou dez anos de existência.
No local é possível encontrar documentos importantes relacionados à cidade, como o decreto de 1818 que cria o município e contém a lista dos primeiros colonos de Nova Friburgo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!