MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: conheça mais sobre esse feriado nacional

Nova Friburgo tem sete igrejas da santa que é Padroeira do Brasil

Por Nai Frossard
12/10/22 - 07:00
Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: conheça mais sobre esse feriado nacional Nossa Senhora da Aparecida é Padroeira do Brasil | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças são celebrados em 12 de outubro. O dia é feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica, que é o quarto santuário mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 30 mil fiéis.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, existem sete igrejas de Nossa Senhora de Aparecida, de acordo com a Diocese da cidade. O padre Aurecir Martins de Melo Junior, assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese, explicou que a história do achado da pequena imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul encontra-se registrada no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma.

Existem sete igrejas em homenagem à santa em Nova FriburgoExistem sete igrejas em homenagem à santa em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O dia é comemorado com muita devoção no Brasil e a história começou há mais de 300 anos. E quem conta a história é o padre Aurecir: "Tudo aconteceu em outubro de 1717, quando os pescadores lançaram os barcos para pescar". A pescaria não teve nenhum sucesso até aparecer na rede o corpo e a cabeça de uma pequena imagem de Nossa Senhora. Logo após isso, as redes se encheram de tanto peixe que os barcos quase afundaram.

Os ribeirinhos de São Paulo logo atribuíram essa pesca milagrosa à presença da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que, pelo fato de ter aparecido nas águas, ficou conhecida como Aparecida. Depois dos peixes, outros milagres aconteceram e despertaram nas pessoas um grande amor e devoção. O padre Aurecir explica:

Assim que a imagem teve a cabeça unida ao corpo, o povo passou a recorrê-la devotando-lhe orações e pedidos. A pequena vila, a partir de então, passou a testemunhar muitos milagres.

As famílias dos pescadores foram as primeiras a prestar culto à Nossa Senhora Aparecida e depois a imagem peregrinou durante bom tempo pelas casas de outros pescadores, até se fixar em Itaguaçu, lugar do seu encontro, até ser construído um oratório e um altar de madeira para a santa.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, Ela é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que está na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Nossa Senhora Aparecida desperta sentimentos de amor e devoção nas pessoasNossa Senhora Aparecida desperta sentimentos de amor e devoção nas pessoas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O padre Aurecir Martins de Melo Junior ressalta que os dois dias – das crianças e da santa - foram escolhidos de forma independente. Ele ressalta:

Não podemos esquecer que no dia dedicado à ‘Mãezinha do Céu’, as crianças ganham um lugar especial nas preces do povo fiel.

O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, como contou o padre, durante o governo de Artur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.

O feriado nacional do dia 12 de outubro é dedicado à Padroeira do Brasil e foi sancionado pelo Presidente João Figueiredo. Foi firmado em 30 de junho de 1980, dia em que o João Paulo II pisou em terras nacionais, sendo o primeiro Papa a fazer isso.

Foi o então deputado federal Galdino do Valle Filho, que foi vereador e prefeito de Nova Friburgo, que elaborou o projeto de lei que estabelecia essa data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.