MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia da Consciência Negra é comemorado com atividades em Nova Friburgo

Evento vai contar com campanha de arrecadação de alimentos e roupas que serão doadas para famílias carentes da cidade

Por Luisa Machado
19/11/19 - 17:57
Dia da Consciência Negra é comemorado com atividades em Nova Friburgo Dia da Consciência Negra é comemorado em mais de mil cidades e cinco estados do país | Foto: Banco de Imagem

Em mais de mil cidades e cinco estados do Brasil, nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos mais conhecidos líderes e ativistas contra o racismo da história.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a data é comemorada com atividades promovidas pelos coletivos negros Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê, a Colônia Pan-africana, e o Império das Negas. Desde o início de novembro, uma programação acontece no município com o objetivo de celebrar a memória de um dos povos fundadores da cidade.

Nesta quarta, às 10h, na praça do Suspiro, vai acontecer o hasteamento da bandeira Pan-africana em frente à praça das Colônias. Além disso, atividades culturais vão acontecer a partir das 14h, no barracão da escola de samba Imperatriz de Olaria, localizada na rua Manoel Lourenço Sobrinho.

A principal programação a ser realizada na sede da agremiação é uma gincana beneficente, organizada pelos coletivos negros friburguenses, com o objetivo de arrecadar roupas e alimentos para famílias carentes da região, como comenta Maiara Felício, integrante do Império das Negas.

“O legal disso é que não vamos nos reunir só pra celebrar a nossa cultura, vamos poder, efetivamente, ajudar o nosso povo já que no nosso recorte social 75% da população mais pobre do Brasil é negra”, conta.

Além da campanha de arrecadação de itens para famílias carentes, durante a tarde desta quarta vai acontecer uma oficina de confecção de bonecas abayomi, brinquedo tradicional na cultura iorubá que significa ‘aquele que traz felicidade’, também na quadra da escola de samba.

Alunos da turma 2004 do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) vão apresentar, no local, um teatro criado por eles sobre o tema quilombos. Além disso, rodas de conversa sobre a conscientização contra o racismo vão acontecer, com a participação de representantes dos coletivos.

A bateria da escola de samba Imperatriz de Olaria fecha o encontro com muita música e dança, e, além disso, com a participação das mulheres nas atividades pelo dia da consciência negra, que oferecerão testemunhos sobre o assunto.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.