MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: celebrações da Semana Santa vão ocorrer sem os fiéis nas igrejas

Uma das datas mais importantes do cristianismo será celebrada através da internet e sem público em Nova Friburgo e região

Por Matheus Oliveira
08/04/20 - 09:00
Coronavírus: celebrações da Semana Santa vão ocorrer sem os fiéis nas igrejas Igrejas de Nova Friburgo vão realizar celebrações sem fiéis durante a Semana Santa | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

A Semana Santa começou com a celebração do Domingo de Ramos. O ápice dela para o cristianismo é o Domingo de Páscoa, onde se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, após sua paixão e morte de cruz. Entretanto, em meio a pandemia do novo coronavírus, as instituições cristãs pretendem utilizar a tecnologia para manter o isolamento social e ainda celebrar a importante data religiosa.

Segundo a Diocese de Nova Friburgo, responsável por administrar a Igreja Católica na cidade serrana e nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Sumidouro, Bom Jardim, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Itaocara, Sumidouro, Carmo, São Sebastião do Alto, Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu e Conceição de Macabu, as celebrações vão ocorrer da seguinte forma:

A Quinta-Feira Santa não vai contar com a tradicional Missa do Lava-Pés, onde se relembra a passagem de Jesus lavando os pés dos discípulos, ensinando a eles que devem servir ao próximo.

A Sexta-feira Santa, dia em que não se come carne e lembra-se da Paixão e Morte de Cristo vai ser celebrada sem o povo. Na oração universal da Paixão do Senhor, a orientação é fazer uma intenção especial pelos doentes, defuntos e os que sofreram alguma perda.

“Na Vigília Pascal, os presbíteros celebram sem o povo. Para o início da Vigília omite-se a bênção do fogo, prepara-se e acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o Precônio Pascal. Segue-se a Liturgia da Palavra. Para a Liturgia Batismal, apenas se renovam as promessas batismais. Segue-se a Liturgia Eucarística”, orienta a Diocese.

Por fim, a missa de Páscoa vai ser celebrada sem a presença dos fiéis e em horário conveniente ao celebrante.

Na Igreja Luterana de Nova Friburgo, o pastor Gerson Acker, detalha de que maneira as celebrações vão ser realizadas.

“A programação da Igreja Luterana será alterada em razão da quarentena. Teremos celebrações via live do Facebook. Na quinta e sexta, às 19h. Na quinta, será feita uma live temática sobre o lava-pés e na sexta, uma sobre a crucificação e morte de Jesus”, destaca, completando a seguir.

“No sábado, iremos disponibilizar uma sugestão de oração para ser feito durante o domingo de Páscoa”, explica Gerson.

O pastor revela ainda que no Domingo de Páscoa, a partir das 10h30, será realizada uma live para celebrar a Páscoa e levar uma mensagem para toda a comunidade. Já durante a semana, vão ser feitas orações em vídeo sobre as sete palavras de Cristo na cruz.

Na Igreja Presbiteriana Central de Nova Friburgo, o reverendo Luiz Gustavo disse que a instituição ainda busca uma forma criativa e efetiva de realizar as celebrações.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.