MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Começa o prazo para alistamento militar obrigatório

Confira o que é necessário para realizar o procedimento militar

Por Redação Multiplix
03/01/20 - 12:20
Começa o prazo para alistamento militar obrigatório  Jovens devem realizar o alistamento militar até o próximo dia 30 de junho | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para o alistamento militar online começou na última quarta-feira, dia 1º de janeiro, e vai até 30 de junho, inclusive nas cidades da Região Serrana do Rio. As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar da sua cidade com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista, além do comprovante de residência.

As cidades de Nova Friburgo e Teresópolis já estão recebendo os jovens para o alistamento militar. A Junta Militar de Nova Friburgo funciona das 11h30 até às 17h de segunda a sexta-feira, na avenida Alberto Braune, número 223, no Centro. Já a Junta Militar de Teresópolis, fica localizada no Centro Administrativo Municipal, situado na avenida Lúcio Meira, número 1, no bairro Várzea.

Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penasso, quem não regularizar sua situação não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou mesmo na iniciativa privada.

Quem perdeu o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.