MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Começa nesta quinta projeto da prova de vida por biometria facial do INSS

Expectativa é que o serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano

Por Redação Multiplix
20/08/20 - 09:13
Começa nesta quinta projeto da prova de vida por biometria facial do INSS Beneficiário poderá fazer prova de vida em casa | Foto: Banco de Imagem

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar nesta quinta-feira, 20, o projeto-piloto da prova de vida realizada pelo celular, por meio da biometria facial. Vão ser 500 mil beneficiários de todo o país participando da primeira etapa do projeto. Segundo o instituto, caso os testes sejam positivos, a expectativa é que esse serviço esteja disponível para todos ainda em 2020.

A versão digital será feita com o uso da câmera do celular e também por meio do aplicativo Meu INSS e do app governo digital (Meu gov.br) que irá fazer a averiguação do CPF informado no cadastro.

A prova de vida é um procedimento realizado anualmente para aposentados e pensionistas para evitar fraudes. Normalmente eles comparecem às instituições bancárias, em que recebem o benefício, para poder comprovar que estão vivos. O documento de identificação deve ser levado e há também a atualização do cadastro, caso seja necessário.

Com a prova de vida virtual, a ideia é que a comprovação possa ser feita sem que o beneficiário precise sair de casa.

Segundo o INSS, o projeto-piloto vai usar a base de dados biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O beneficiário que tem carteira de motorista (CNH) e título de eleitor será selecionado para participar do teste.

Ainda de acordo com a instituição, os beneficiários já estão sendo contactados por meio de mensagens enviadas através do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail, para participarem da prova de vida virtual. A partir disso, o beneficiário já terá o procedimento efetivado, não precisando comparecer à agência bancária.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a prova de vida foi suspensa até o próximo dia 30 de setembro.

O INSS ainda alertou aos beneficiários em relação aos golpes na internet. Apenas o número de SMS 280-41 que irá enviar a mensagem sobre a seleção. Se o cidadão tiver dúvida sobre a notificação pode ligar para a central 135.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.