MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuvas fortes atingem produção de leite de Trajano de Moraes

Problemas nas estradas locais causaram transtornos na escoação dos produtos até cooperativa de Macuco

Por Redação Multiplix
06/03/20 - 16:08
Chuvas fortes atingem produção de leite de Trajano de Moraes Leite de produtores de Trajano teve que ser escoado por carros da prefeitura até Macuco | Foto: Divulgação/Prefeitura de Trajano de Moraes

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Trajano de Moraes, na Região Serrana, nos últimos dias, fizeram não apenas a prefeitura decretar estado de calamidade e suspender as aulas da rede municipal, como afetou os produtores locais afetando até o trabalho de uma cooperativa da cidade vizinha, Macuco.

A cooperativa de Macuco é uma das principais produtoras de leite do estado. Tal leite é retirado e vendido por produtores de Trajano de Moraes.

Segundo a direção da cooperativa, a quantidade de leite fornecida pelos produtores de Trajano à empresa é de 233 mil litros por mês, o que representa 15% da produção da Cooperativa de Macuco, sendo 163 produtores ativos.

A cooperativa explica que ainda está avaliando se o problema vai impactar em um possível aumento no valor do leite comercializado para clientes.

As chuvas afetaram cerca de 20% dos produtores locais. Um destes casos é do produtor Luiz Felipe Gomes que perdeu 400 litros de leite, o equivalente a R$480, visto que a cooperativa paga R$ 1,20 o litro. No último domingo, dia 1º de março, o caminhão que iria escoar o produto não conseguiu buscar o leite na fazendo do produtor.

“Um caminhão tanque faz a coleta, mas como as estradas estão comprometidas o caminhão não consegue chegar. Na propriedade do Felipe, a ponte caiu e uma improvisada foi posta no local, mas o trânsito de veículos é inviável”, afirma a esposa do produtor, Danielle Vieira.

A escoação, segundo ela, está sendo feita através de barris, passando um por um pela ponte improvisada. Além disso, um carro da secretaria de obras de Trajano de Moraes espera pelos barris do outro lado da ponte e os leva até uma estrada, onde o caminhão da cooperativa faz a coleta.

A Prefeitura de Trajano informa que pediu auxílio ao governo do estado para escoar a produção e realizar os consertos necessários. Além disso, o Executivo explica que não existe previsão para a estrada receber os reparos e voltar à normalidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.