MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuva causa novos transtornos em Friburgo nessa quinta; previsão é de tempestade para todo RJ

Ruas alagadas, asfalto cedendo e queda de árvores foram algumas ocorrências; Inmet emitiu alerta até domingo

Por Maíra Queiroz
19/01/24 - 12:53
Chuva causa novos transtornos em Friburgo nessa quinta; previsão é de tempestade para todo RJ Céu nublado na manhã desta sexta-feira, 19, em Friburgo | Foto: Reprodução/GigaTv

A chuva tem causado problema em várias cidades de todo estado do Rio. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a chuva voltou a preocupar os moradores nessa quinta-feira, 18.

A população de Teresópolis e da Região dos Lagos, também devem ficar atentas para as chuvas que estão previstas para os próximos dias.

Em Nova Friburgo, a obra que era para reparar a rua Carlos Alberto Braune, na subida das Braunes, por conta da chuva forte do dia 12 de janeiro, voltou a apresentar problemas com afundamento de parte do asfalto que precisará ser refeito.

Equipes trabalham na rua Carlos Alberto Braune em Friburgo Equipes trabalham na rua Carlos Alberto Braune em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O governo do Estado do Rio de Janeiro ainda não emitiu nota sobre o caso. Entretanto, ao Portal Multiplix, na manhã desta sexta-feira, 19, o Coordenador Regional de Obras do Governo Estadual, Nami Nassif, falou sobre o caso:

Como a prefeitura fez o acompanhamento técnico da colocação do asfalto, estamos aguardando uma posição dos seus técnicos.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber se a equipe técnica já realizou a avaliação e sobre uma nova intervenção no local e liberação da via, mas ainda não teve retorno.

A equipe do Portal Multiplix esteve na manhã desta sexta-feira,19, na rua Carlos Alberto Braune e verificou que as equipes estão refazendo o trabalho no local.

Como já havia sido informado pelo Executivo, o trecho entre a Monte Líbano e a rua Augusto Spinelli, também está interditada para receber a pavimentação asfáltica.

Com o fechamento da Augusto Spinelli para a intervenção, a Monte Líbano está liberada e sendo utilizada como via de mão dupla para quem desce ou deseja acessar o bairro Braunes pela rua Josina Barbosa Foli.

No momento em que a equipe do Portal Multiplix esteve no local, nenhum agente da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) estava auxiliando os motoristas.

Alterações no trânsito devido às obras na rua Augusto Spinelli, no Centro de FriburgoAlterações no trânsito devido às obras na rua Augusto Spinelli, no Centro de Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Ocorrências em outros pontos da cidade

Nas redes sociais, a população divulgou diversos vídeos de ruas alagadas.

Os bairros Olaria, Vila Amélia, próximo à praça do Suspiro e bem no centro de Nova Friburgo, a rua Duque de Caxias também registrou alagamentos.

A Defesa Civil friburguense informou que foi acionada para duas ocorrências.

Além do afundamento da rua Carlos Alberto Braune, devido ao rompimento de uma antiga caixa de passagem, no bairro Cônego, houve uma queda de árvore.

Na Vila Amélia, houve o registro de alagamento, embora sem o acionamento da Defesa Civil, e a água escoou logo após a chuva cessar. Não há registro de feridos.

As equipes da prefeitura faziam a lavagem da rua Padre Madureira, onde a lama ficou acumulada.

Lamaçal na manhã desta sexta-feira, 19, no Centro de Nova FriburgoLamaçal na manhã desta sexta-feira, 19, no Centro de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O órgão emitiu um alerta, válido até a próxima segunda-feira, 22, com previsão de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de ventos para a região.

Teresópolis

Em Teresópolis, inda na Região Serrana, a cidade segue em estágio de atenção até o domingo, 21.

A Defesa Civil teresopolitana fez o alerta por meio das redes sociais e pediu que a população esteja atenta aos avisos oficiais do órgão.

Segundo a pasta, os maiores volumes de chuva estão previstos a partir da tarde de sábado, 20, até o domingo, 21, e que são esperadas rajadas de vento com intensidade moderada (passando dos 18,5 km/h).

Alerta também para a Região dos Lagos

Na Região dos Lagos, a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio emitiu alerta de atenção para as próximas 48 horas nesta sexta, 19, e fez várias recomendações aos moradores e turistas.

A prefeitura também frisou que a população pode acompanhar os alertas e as recomendações por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A Defesa Civil de Arraial do Cabo informou que segue monitorando as condições meteorológicas diante das chuvas de verão e possibilidade de temporais nas próximas 48 horas, já que uma frente fria se aproxima da região, causando instabilidade no tempo.

Em caso de acidentes na cidade, basta entrar em contato com a Defesa Civil através do WhatsApp (22) 98123-1182.

Previsão do tempo segundo o Inmet

Inmet emite alerta de risco de tempestade para o estado do RioInmet emite alerta de risco de tempestade para o estado do Rio | Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta sexta-feira, 19, o aviso de tempestade para toda a área do Rio, valendo até segunda-feira, 21. O grau de severidade é o laranja, ou seja, de perigo.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

Segundo o Inmet, no fim de semana, ocorrerá um aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste da Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade sobre o Rio de Janeiro. No domingo, as chuvas mais volumosas estão previstas para a serra, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

O Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações diárias da previsão do tempo, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.