MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Censo do IBGE começa nesta segunda; veja como é o trabalho dos recenseadores em Nova Friburgo

Mais de 76 mil domicílios serão visitados na cidade; no país, serão 89 milhões de endereços

Por Natalia Amorim
01/08/22 - 17:25
Censo do IBGE: veja como é o trabalho dos recenseadores em Nova Friburgo Em Nova Friburgo, 188 recenseadores farão o levantamento | Foto: Divulgação/ Tânia Rego (Agência Brasil)

A cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o censo demográfico. O objetivo é levantar dados importantes e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros.

Após dois anos de atraso, ou seja, desta vez, 12 anos depois (primeiro por causa da pandemia de Covid-19 e depois por falta de recursos, em 2021, segundo o governo federal), os mais de 183 mil recenseadores começaram nesta segunda-feira, 1º de agosto, a coletar informações para a 13ª edição do levantamento.

Números em Friburgo

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, 188 recenseadores foram selecionados para fazer o levantamento dos dados. Deste número, 160 já estão aptos para começar o trabalho, o restante está em fase final de convocação.

A estimativa é de que 76 mil domicílios sejam visitados na cidade.

O prazo para a conclusão do trabalho dos recenseadores é de quatro meses.

No Brasil

Segundo o IBGE, a previsão é realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além dos distritos Federal e Estadual.

É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país.

O instituto acredita que a população brasileira seja de 215 milhões de habitantes. Em 2010, segundo o último levantamento, o país tinha em torno de 190,8 milhões de habitantes.

O censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

Questionamentos do Censo

O Censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado.

O primeiro, também chamado de amostra, conterá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido.

Já o simplificado ou básico, terá 26 perguntas e será aplicado aos 89% restantes. A previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Já o ampliado investiga também informações sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Identificação

Todos os recenseadores do IBGE estão devidamente identificados com boné e colete, além do crachá de identificação.

Dentro do crachá há um QR Code e o cidadão pode apontar a câmara de celular para esse código, para confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele é, de fato, um servidor do instituto.

Também é possível checar a identidade do recenseador pela internet. Basta digitar o número da matrícula que consta no crachá no site do IBGE.

Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE pelo telefone 0800 721 8181.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.