MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cefet é mais uma das instituições federais em Friburgo a ser atingida por corte de verbas

Instituição alega que funcionamento deve ser afetado, o que pode impactar a vida dos alunos

Por Matheus Oliveira
07/05/19 - 15:52
Cefet é mais uma das instituições federais em Friburgo a ser atingida por corte de verbas Cefet é mais uma das instituições federais em Friburgo a ser atingida pelo corte nos repasses da União | Foto: Henrique Heidenfelder

O corte de 30% nos repasses da União para universidades federais de todo o país atingiu não somente a Universidade Federal Fluminense (UFF), como também a unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) localizada no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. Além dos projetos e da operação da instituição, os alunos também podem ser impactados.

A estudante Helena Pacheco, que é presidente do grêmio estudantil e representante de turma, relata os problemas que devem ser enfrentados por quem frequenta a unidade.

“Esse corte também irá influenciar nas bolsas estudantis, ou seja, no auxílio de custo e fará com que muitos estudantes não possam se manter em seus cursos. E, caso a medida não seja revista, as unidades do Cefet não vão conseguir se manter em atividade até o final de 2019”, declara.

Helena informa ainda que alunos da unidade participarão de um protesto na sede da UFF de Nova Friburgo, na próxima quarta-feira, 8, a partir das 16h. A manifestação está sendo divulgada pelas redes sociais. A estudante declarou que no dia 15 acontecerá uma paralisação com alunos, técnicos e funcionários do Cefet.

Em nota oficial, o Cefet alega que, com a diminuição dos repasses, ações de custeio de manutenção como contas de água, energia elétrica, telefone e contratos com empresas terceirizadas serão afetadas. O centro ainda informa que o corte atingiu 32% dos recursos discricionários da escola, inviabilizando a continuidade de novos projetos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.