MENU

Portal Multiplix

Campanha da Fraternidade Ecumênica será aberta nesta Quarta-Feira de Cinzas

Em 2021, o tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

Por Redação Multiplix
17/02/21 - 09:55
 Campanha da Fraternidade Ecumênica será aberta nesta Quarta-Feira de Cinzas Campanha da Fraternidade será lançada de forma virtual nesta quarta-feira | Foto: Divulgação/CNBB

A quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) será aberta nesta quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

A abertura ocorre de forma virtual com a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes das igrejas que compõem o Conic, a partir das 10h, nas redes sociais da CNBB.

Em 2021, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias igrejas cristãs.

Segundo a CNBB, a campanha “quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.”

A abertura virtual deve-se à escolha das entidades promotoras da CF como forma de prevenção à Covid-19.

De acordo com o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, a decisão foi tomada em comum acordo com a diretoria do Conic “para evitar aglomeração nesse momento em que a pandemia assume números que nos assustam”.

Para Dom Joel, “é necessário dar testemunho a respeito da importância das medidas sanitárias” e, para isso, os “recursos informáticos” disponíveis serão utilizados.

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil.

Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 230 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação.

Serviço

Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: lançamento de vídeo nas redes sociais (Facebook e YouTube) da CNBB, às 10h (horário de Brasília).

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.