MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Brasil perde Carlos Langoni, economista friburguense e ex-presidente do Banco Central

Profissional, que nasceu em Nova Friburgo, foi o primeiro brasileiro a concluir o doutorado na Universidade de Chicago

Por Matheus Oliveira
14/06/21 - 17:24
Brasil perde Carlos Langoni, economista friburguense e ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni presidiu o Banco Central entre 1980 e 1983 | Foto: Divulgação/Banco Central do Brasil

Um ilustre friburguense nos deixou no último domingo. O economista Carlos Langoni faleceu, aos 76 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.

O economista nasceu em Nova Friburgo, no dia 24 de julho de 1944, e presidiu o Banco Central entre 1980 e 1983, onde ajudou a criar o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que deu origem à taxa básica de juros que conhecemos hoje.

Langoni estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital CopaStar desde novembro. Ele deixa a mulher, Cristiana Dutra, dois filhos e quatro netos.

O friburguense se destacou ao ser o primeiro brasileiro a concluir um doutorado na Universidade de Chicago, em 1970.

Atualmente, ele ocupava o cargo de diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em períodos de seguidos aumentos no preço do gás de cozinha, apresentou ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, um projeto de choque de energia barata, com o intuito de diminuir o monopólio da Petrobras no setor e fazer com que o preço do produto caísse pela metade.

Além de ter sido professor da FGV, Langoni criou o primeiro programa de doutorado em Economia da instituição.

Sua ligação com a Fundação Getúlio Vargas era antiga, já que ainda em Nova Friburgo, foi aluno do Colégio Nova Friburgo, que pertencia à FGV.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.