MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Avenida Alberto Braune, em Friburgo, vai receber passeata da Associação do Deficiente Visual

Evento ocorrerá neste sábado, 14, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o assunto

Por Kessia Coutinho
13/10/23 - 16:26
Avenida Alberto Braune, em Friburgo, vai receber passeata da Associação do Deficiente Visual 'Bengalaço' é uma 'passeada' realizada com assistidos, colaboradores e voluntários da Afridev | Foto: Banco de imagem

Será realizado neste sábado, dia 14, o 'Bengalaço', um evento promovido pela Associação Friburguense de Integração do Deficiente Visual (Afridev) para celebrar o Dia Internacional da Bengala Branca, comemorado em 15 de outubro.

O 'Bengalaço' é uma 'passeada' realizada com assistidos, colaboradores e voluntários da associação. A caminhada percorrerá a avenida Alberto Braune, no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Os objetivos são sensibilizar a sociedade para a causa dos deficientes visuais da cidade, chamando a atenção para a necessidade de espaços públicos acessíveis, educar a população quanto ao trato com a pessoa com deficiência visual, ensinar a identificar as cores das bengalas, entre outras ações.

São utilizadas três cores diferentes para cada um dos graus de visão residualSão utilizadas três cores diferentes para cada um dos graus de visão residual | Fotos: Divulgação/Afridev

O evento ocorre há dez anos e foi elaborado pela psicóloga e voluntária, Andrea da Silva Bastos.

A 'passeada' está marcada para começar às 14h, com início próximo ao Cadima Shopping, descendo pelas calçadas da avenida Alberto Braune até a praça do Viagra.

Os assistidos estarão usando bengalas e óculos escuros, e os demais participantes apenas os óculos escuros.

Afridev

A Afridev Nova Friburgo foi fundada em 1990 com o objetivo de atender pessoas com deficiência visual e fazer a inclusão de todos na sociedade.

Alguns são cegos de nascença, outros perderam a visão total ou parcialmente em função de algum acidente, ou complicação de saúde.

Sem fins lucrativos, as atividades são mantidas exclusivamente por associados e colaboradores.

Atualmente, cerca de 28 pessoas fazem parte da Afridev (entre associados e voluntários).

A associação desenvolve atividades como aulas de braile, massagens, ioga e leitura de livros.

O endereço da Afridev é rua Augusto Spinelli, nº 114, sala 107, no Centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-2012 ou pelo email: afridev@gigalink.com.br.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.