MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após questionamentos de vereadores, prefeitura esclarece uso e total de leitos para Covid-19 em Teresópolis

Números divergentes foram motivos de questionamentos na Câmara e discussão nas redes sociais

Por Matheus Oliveira
05/08/20 - 10:11
Após questionamentos de vereadores, prefeitura esclarece uso e  total de leitos para Covid-19 em Teresópolis Prefeitura de Teresópolis afirma que a cidade tem leitos conveniados pelos governos municipal, estadual e federal | Foto: Isadora Jaron

A Prefeitura de Teresópolis respondeu sobre a regulação e o número de leitos contratados pelo município para pacientes com Covid-19, após questionamentos realizados pela Câmara de Vereadores da cidade da Região Serrana.

O Poder Legislativo contestou o município sobre quantos leitos de UTI para atendimentos pelo SUS estão habilitados aos pacientes exclusivamente com a doença.

Segundo o Legislativo, enquanto o Executivo informou que havia 28 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e o Hospital São José informaram dispor, atualmente de 19 leitos.

Em resposta ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Teresópolis informou que os ofícios dos hospitais que vêm sendo compartilhados nas redes sociais se referem à habilitação dos leitos nos governos estadual e federal, mas além deles existem outros leitos contratados pelo município.

Confira o que diz cada ente municipal e entenda a polêmica.

O que diz o Legislativo

Segundo o Poder Legislativo, documentos remetidos à Casa pela prefeitura, Hospital das Clínicas e Hospital São José, em resposta aos pedidos de informações da Comissão de Saúde aprovados pelos vereadores na sessão plenária de 14 de julho, não esclareciam quantos leitos de UTI estão, de fato, habilitados exclusivamente para pacientes com Covid-19 atendidos pelo SUS.

A informação foi respondida pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhada ao presidente do Legislativo, vereador Leonardo Vasconcellos à Comissão de Saúde da Câmara.

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano respondeu ao requerimento da comissão relatando dispor de treze leitos de CTI SUS para Covid-19.

Em resposta ao mesmo requerimento, o Hospital São José informou ter seis leitos UTI SUS para pacientes com Covid-19, e que outros três extras estão em fase de instalação.

Assim, de acordo com a Câmara , diante das informações prestadas pelo HCT e pelo HSJ, o número de leitos de UTI exclusivos para Covid, conveniados pela prefeitura com os dois hospitais, perfazem o total de dezenove. Como o documento encaminhado pelo prefeito não discrimina a distribuição dos 28 leitos de terapia intensiva que o município afirma estarem contratados, a Câmara quer saber onde estão alocados outros nove leitos.

Resposta da prefeitura

Segundo o Executivo, a Secretaria de Saúde de Teresópolis confirma que tem 68 leitos Covid-19 disponíveis para a população de Teresópolis.

A prefeitura afirma ainda que o executivo municipal tem gerência sobre o número total de leitos e não existe discriminação entre leitos públicos ou particulares.

A Secretaria de Saúde disse que os ofícios dos hospitais que vêm sendo compartilhados nas redes sociais se referem à habilitação dos leitos nos governos estadual e federal, mas além deles existem outros leitos contratados pelo município.

Conforme confirmam os hospitais nos documentos, a contratação de leitos pelo município é de 11 leitos UTI e sete de clínica médica no Hospital São José (HSJ) e outros 17 leitos UTI e 33 clínicos no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

Ainda de acordo com o município, todos os leitos atendem a qualquer paciente de Teresópolis que precise de internação por Covid-19 e as vagas são reguladas pela central de regulação municipal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.