Após parceria internacional, distrito de Tamoios, em Cabo Frio, vai ganhar filial da Apae
Unidade será construída com apoio do governo japonês em terreno cedido pela prefeitura
O distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber uma filial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nos próximos meses, graças a uma parceria internacional fechada nesta semana.
O acordo foi feito entre a prefeitura da cidade, a associação e o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro. Foi assinado um convênio para a construção de uma unidade da Apae em um terreno cedido pelo município.
A construção da unidade será custeada pelo consulado, em uma área de mil metros quadrados. A cerimônia para a oficialização contratual aconteceu no Palácio das Águias.
Estiveram presentes no encontro, autoridades como: representantes do consulado japonês, membros da Apae e o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.
“Ressalto a importância desse ato de parceria, já que poucas organizações recebem esse patrocínio, como a Apae está recebendo. O governo japonês acreditou e a instituição tem uma longa história de serviços prestados”, disse o chefe do Executivo cabo-friense.
Para Ken Hashiba, um dos representantes do país asiático, o convênio é considerado um motivo de muita alegria:
É uma grande satisfação estar em Cabo Frio assinando esse contrato de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). Temos a clareza de que os trabalhos realizados pela Apae refletem a cooperação, desempenhando grande papel na Região dos Lagos.
Ainda de acordo com a autoridade japonesa, a construção de uma nova instalação vai melhorar o ambiente. Ele espera que o apoio da APC contribua para melhorar a qualidade das atividades prestadas aos assistidos pela Apae.
Segundo a administração municipal, a chegada da unidade a Tamoios é um investimento realizado através do programa APC. A iniciativa é oferecida pelo governo japonês para apoio a projetos propostos por vários organismos.
Durante o encontro, jovens atendidos pela Apae fizeram uma apresentação de dança | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Ela proporciona assistência financeira não-reembolsável, por exemplo, para hospitais, estabelecimentos de ensino e outras organizações sem fins lucrativos, a fim de auxiliar na implantação de seus projetos.
“Neste momento de alegria, agradeço a oportunidade de estar representando as famílias 'apaeanas' atendidas no município. Esse é o primeiro passo na realização de um grande sonho”, disse o presidente da Apae em Cabo Frio, Adalberto Pires.
A data de início da construção da unidade ainda não foi divulgada pela Prefeitura de Cabo Frio.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.