MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerta de mais chuva para o RJ; moradores estão desalojados em Friburgo: 'Situação foi tensa'

Teresópolis também contabiliza os estragos causados pelo temporal

Por Natalia Amorim
08/02/23 - 12:49
Alerta de mais chuva para o RJ; moradores estão desalojados em Friburgo: 'Situação foi tensa' Chuva castiga diversos pontos de Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A forte chuva que atinge diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro desde a última terça, dia 7, causou estragos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou uma média 45 milímetros de chuva nas últimas 24h, sendo quase a totalidade desse volume ocorreu em quatro horas.

A rua Farinha Filho, no Centro, que tradicionalmente sofre com os alagamentos, amargou novamente o impacto das águas da chuva.

O local passa por obras, realizadas pelo estado, desde o ano passado, justamente para sanar esse problema, que é considerado crônico na cidade.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação do local no momento da tempestade.

A Defesa Civil registrou, até a tarde de ontem, ocorrências em diversos bairros: uma queda de um muro na Chácara do Paraíso; deslizamento de barreira na estrada do Barracão dos Mendes, em São Lourenço; alagamento no Condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e quedas de árvore na RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Bom Jardim.

Distrito de Amparo também é castigado pelas chuvas

O transbordo do Ribeirão São José, em Amparo, provocou alagamentos no distrito e invadiu casas de moradores. Pelo menos, 13 pessoas ficaram desalojadas e estão em casa de parentes ou amigos.

Vídeos nas redes sociais mostram ruas e casas cheias de água e muros de imóveis destruídos pela força da chuva.

Uma moradora do distrito, Suellen Pereira, contou à reportagem que não estava em casa na hora da chuva e se assustou quando chegou e encontrou tudo alagado.

Ela perdeu a cama, compras de supermercado, cômodas de roupa e de cozinha, além do material escolar que havia acabado de comprar para o filho. As roupas, ela diz que é possível lavar e recuperar o que ficou: ‘Dá pra salvar’.

A moradora afirma que a situação de muitos vizinhos é ainda pior:

Teve gente que perdeu muito mais do que eu. A ‘coisa’ aqui em Amparo não foi brincadeira não. A situação foi tensa. Estou virada, não consegui ‘pregar’ o olho essa noite. Qualquer barulho já me deixa em alerta, não tive condições de dormir. Estou em estado de choque.

Compras e utensílios precisaram ser retirados do armário de Suellen, que cedeu com a força das águasCompras e utensílios precisaram ser retirados do armário de Suellen, que cedeu com a força das águas | Foto: Suellen Pereira

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, na manhã desta quarta-feira, dia 8, para saber sobre a ajuda que será destinada à localidade, já que os moradores relatam que, até o momento, apenas a Defesa Civil havia prestado atendimento ao distrito.

A assessoria de imprensa disse que “cinco equipes da Secretaria de Assistência Social foram deslocadas para Amparo, para avaliar as necessidades das famílias e distribuir cestas básicas como benefício eventual àqueles que foram afetados”.

A prefeitura acrescentou também que população pode acionar a Defesa Civil, a qualquer momento, por meio de um novo canal, através do número de WhatsApp: (22) 2522.8182. Esta ferramenta permite o envio de imagens e solicitações diretamente à Defesa Civil.

Chuvas também atingem Teresópolis

A Defesa Civil de Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, emitiu um boletim na manhã desta quarta-feira, dia 8, e informou que foram registradas 11 ocorrências no município.

O maior volume de chuvas registrado em 24 horas foi de 75 milímetros, em Quinta do Paraíso.

Houve quedas e riscos de quedas de árvores e muros, deslizamentos de terra, alagamento e afundamento de via pública.

A rua Oscar José da Silva, no bairro Panorama, cedeu novamente após rompimento do sistema de manilhas. Em janeiro, o local já havia afundado após uma ocorrência de chuva.

Sete pessoas ficaram desalojadas, não houve vítimas até o momento.

Via pública cede, pela segunda vez, com a força das chuvas em TeresópolisVia pública cede, pela segunda vez, com a força das chuvas em Teresópolis | Foto: Daniel Peres

Alerta de novas chuvas

O Estado do Rio de Janeiro emitiu um comunicado na tarde de ontem, dia 7, e confirma que está em alerta por conta das fortes chuvas que atingem várias regiões.

O governador Cláudio Castro afirmou que as equipes da Defesa Civil estão de prontidão para acompanhar de perto as necessidades dos municípios e fez um pedido à população, em caso de chuva forte:

Peço às pessoas que evitem sair de casa. E para aquelas que estão nas ruas, que fiquem em lugares seguros. O momento é de atenção e cautela.

_Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.