MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerta de desastres naturais começa a funcionar no país; Friburgo é pioneiro no envio de mensagens por SMS

Sistema na cidade começou depois da tragédia de 2011 e a Defesa Cilvil tem mais de 30 mil telefones cadastrados

Por Nai Frossard
14/11/22 - 13:06
Alerta de desastres naturais começa a funcionar no país; Friburgo é pioneiro no envio de mensagens por SMS Moradores agora podem contar com mais um sistema de alerta de desastres naturais | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Defesa Civil Nacional lançou um novo serviço de alerta de desastres naturais em que as pessoas podem receber informações de uma cidade.

O novo sistema de alerta no país reforça a divulgação de informações urgentes que podem salvar vidas. Todos os usuários de WhatsApp podem se cadastrar para receber o serviço gratuitamente.

Além do cadastro do município que a pessoa deseja informações, o serviço oferece um menu de opções como a inclusão de um segundo local, orientações de como agir em situações de risco e de desastres, telefones de emergência e compartilhamento, além de outros.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e responder a um breve questionário informando o nome e se deseja receber alertas de desastres naturais a partir da localização, o CEP ou o nome da cidade onde mora.

É possível também receber alertas de mais de uma localidade.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção em todo o território nacional.

Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também realiza ações como, por exemplo, prevenção, preparação, resposta e recuperação.

O serviço acontece de forma multissetorial e nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal (com a participação da comunidade).

Friburgo é pioneiro no Brasil e começou o serviço depois da tragédia de 2011Friburgo é pioneiro no Brasil e começou o serviço depois da tragédia de 2011 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Friburgo foi pioneiro nesse serviço

Em Nova Friburgo, o serviço de alerta – por SMS - é pioneiro no Brasil e começou depois da tragédia de 2011, quando aconteceu o maior desastre natural a nível nacional: a chuva deixou mais de 900 mortos, 100 desaparecidos e mais de 35 mil desabrigados.

A cidade viveu dias de horror: ficou coberta de lama e destroços, e a imagem era de montanhas marcadas pelos vários deslizamentos de terra, dos imóveis que ruíram e dos bairros devastados.

Depois do dia 11 de janeiro de 2011, o desastre climático deixou um trauma nos moradores de Nova Friburgo: bastava começar a chover para que o gatilho do medo fosse acionado nas pessoas, até em quem não sofreu diretamente as consequências da chuva que assolou toda a cidade.

Além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, outros municípios foram prejudicados pela enxurrada: São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Sumidouro, Areal, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Sapucaia, São Sebastião do Alto, Três Rios, Cordeiro, Carmo, Macuco, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu.

 Sistema nacional irá importar os dados divulgados pela Defesa Civil de Friburgo Sistema nacional irá importar os dados divulgados pela Defesa Civil de Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As pessoas cadastradas no sistema em Friburgo recebem alertas de desastres da Defesa Civil e como proceder nestas situações, por mensagens de texto via celular- através de um cadastro simples. O serviço é gratuito e válido para todas as operadoras: é só mensagens de texto para o número 40199 com o número de seu CEP para receber notícias do local cadastrado.

Mais de 30 mil celulares estão cadastrados no sistema de alerta e alarme via SMS e ainda existe outro recurso que são as redes sociais para emitir o alerta, via perfis oficiais da prefeitura e da Defesa Civil de Nova Friburgo.

A prefeitura informou que o sistema nacional irá importar os dados que são divulgados pela Defesa Civil do município. A diferença é que o serviço municipal depende do sinal de celular (para as mensagens pelo SMS) e o serviço nacional, da internet (para as mensagens pelo WhatsApp).

Nesta segunda-feira, 14, o serviço da Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu alerta de previsão de chuva moderada para muito forte a partir da tarde, reforçando que o número de Emergência é 199.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.