MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerj aprova projeto de lei que autoriza a inclusão de fisioterapia nas UPAs

Atendimento será destinado a pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias. Lei precisa ser sancionada

Por Redação Multiplix
21/08/20 - 15:34
Alerj aprova projeto de lei que autoriza a inclusão de fisioterapia nas UPAs Atendimento será destinado a pacientes com agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias | Foto: Banco de Imagens

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nessa quinta-feira, 20, o serviço de fisioterapia emergencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O projeto de lei 2.942/2020, do deputado André Ceciliano (PT), autoriza o Poder Executivo a implementar as Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) nas unidades de saúde.

O governador Wilson Witzel tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.

De acordo com o projeto de lei, as UPAs serão obrigadas a ter a presença de um fisioterapeuta 24 horas por dia.

O atendimento será destinado aos pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias, solucionáveis por meio de fisioterapia manual e métodos e técnicas com uso de instrumental fisioterapêutico, como alergias, bronquites, crises asmáticas e quaisquer outras condições que necessitem do uso de respiradores.

Se sancionada, as unidades poderão fazer a implementação já em 2021.

“A ideia do projeto é disponibilizar esse atendimento na mesma estrutura das UPAs, sem precisar de uma estrutura física própria. Essa medida poderá trazer uma eventual redução de casos graves, de internações hospitalares e até mesmo dos custos de atendimento”, justificou Ceciliano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.