MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ah, o verão! Estação mais quente do ano começa nesta segunda-feira; confira a tendência

Previsão promete muito calor e chuva no estado do Rio de Janeiro

Por Redação Multiplix
21/12/20 - 08:30
Ah, o verão! Estação mais quente do ano começa nesta segunda-feira; confira a tendência Estação mais quente do ano será marcada por chuva e calor | Foto: Banco de Imagem

Chegou o verão! A estação mais quente do ano começou às 7h02 desta segunda-feira, dia 21 de dezembro. Segundo o Climatempo, no estado do Rio de Janeiro, o verão vai ser de muito calor e chuva nos próximos meses.

O verão 2020/2021 terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte e que vai influenciar o clima durante toda a estação, mas com lento enfraquecimento até o fim de março.

De forma geral, o fenômeno, que é caracterizado pela temperatura abaixo do normal na porção central do oceano Pacífico Equatorial, facilita a organização de convergências de umidade sobre a Região Sudeste, o que gera áreas de chuva persistentes.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um fenômeno típico do verão que influencia o estado do Rio de Janeiro, mas as condições oceânicas durante o verão 2021 não serão favoráveis para a organização deste sistema.

Frente frias passam pela costa fluminense também durante o verão e ajudam a formar áreas de instabilidade sobre o interior do continente, provocando chuva generalizada.

O ar quente e úmido, típico do verão, estimula o crescimento das grandes nuvens cumulonimbus que, com frequência, provocam temporais com chuva forte em pouco tempo, raios e fortes rajadas de vento.

O verão termina às 6h38min do dia 20 de março de 2021.

Previsão para o verão 2020/2021 no Rio de Janeiro

Janeiro 2021

De forma geral, o verão de 2021 não deve ser tão chuvoso no estado do Rio de Janeiro como foi o verão de 2020. Para o mês de janeiro de 2021, a previsão da Climatempo é de que todo estado do Rio de Janeiro tenha pancadas de chuva regulares. O total de chuva acumulada no mês deve ficar próximo da média climatológica na maioria das áreas do estado incluindo Grande Rio. As áreas no médio Paraíba e no litoral Sul Fluminense podem fechar o mês com pouco mais de chuva do que a média.

Todo estado do Rio poderá contar com várias horas de sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos.

Fevereiro 2021

Para fevereiro de 2021 a previsão é de que o volume de chuva no estado do Rio de Janeiro fique acima do normal em todas as áreas. O mês terá várias áreas de instabilidade associadas com frentes frias. Isso vai manter a chuva frequente e também bastante nebulosidade sobre o estado fluminense.

Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva para fevereiro na Região dos Lagos, no litoral Norte, em todo o Norte e Noroeste Fluminense varia de 125 a 150 mm.

Na região Serrana e no Grande Rio, a média de chuva fica entre 150 e 175 mm. Já no médio Paraíba e no litoral Sul Fluminense, a média de chuva para fevereiro é mais alta variando de 200 a 250 mm.

Março 2021

Para o mês de março de 2021, a previsão é que a chuva no estado do Rio de Janeiro fique um pouco abaixo do normal, inclusive na região da cidade do Rio de Janeiro. De forma geral, a chuva de março deve ser menos frequente do que em fevereiro.

Pelos cálculos do Inmet, a média de chuva em março de 2021 para o Grande Rio , região Serrana e todo centro-sul Fluminense varia de 175 a 200mm. Já para a região dos Lagos, Litoral Norte e o Norte/Noroeste Fluminense, a média de chuva normal fica entre 150 e 175mm.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.