MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'Agosto Lilás': ações para enfrentamento à violência contra mulher são promovidas em Cabo Frio

Lives, palestras, capacitações e serviços são algumas das atividades programadas até 25 de agosto

Por Vinícius Pereira
01/08/22 - 12:24
'Agosto Lilás': ações para enfrentamento à violência contra mulher são feitas em Cabo Frio Ações também acontecem em outras cidades Baixada Litorânea | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Começa nesta segunda-feira, 1º, uma série de atividades para marcar o ‘Agosto Lilás’, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, estão programadas lives, palestras, capacitações e serviços para as participantes. Um encontro regional entre os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam) também será realizado.

O movimento ‘Agosto Lilás’ foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2022, completa 16 anos.

“Como a lei é um marco, e por si só não protege ninguém, o objetivo é divulgá-la por meio de atividades práticas e de contato direto com o público-alvo, meninas e mulheres, mas também com os meninos e homens de forma preventiva e esclarecedora sobre as relações de gênero, as tipificações das violências e as punições aos agressores", explicou Ludmila Roque, coordenadora do Ceam de Cabo Frio.

Confira a programação completa:

Nesta segunda, 1°, às 14h, acontece o encontro virtual com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelas articulações entre os municípios.

Na terça, 2, será realizada uma capacitação da equipe técnica do município de Silva Jardim. A atividade será ministrada pela coordenadora do Ceam de Cabo Frio, Ludmila Roque, e a técnica Olga Sueli Rego, que acontece das 8h às 16h. No mesmo dia, tem a live “Diálogo entre Mulheres”, às 16h, nas redes sociais da prefeitura.

Na quinta, 4, às 14h, será a vez do projeto 'Ceam Vai à Escola', com palestra que vai debater sobre os direitos da mulher e o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha. Será na Escola Estadual Aspino Rocha, na Gamboa.

Já na sexta-feira, 5, o 'Ônibus Lilás do Governo do Estado do Rio de Janeiro' estará em São Pedro da Aldeia, cidade vizinha a Cabo Frio, com oferta de atendimentos gratuitos de assistência social, psicológica e jurídico às mulheres, principalmente vítimas de violência doméstica, e a equipe do Ceam fará uma roda de conversa, a partir das 14h.

Lei Maria da Pena completa 16 anos Lei Maria da Pena completa 16 anos | Foto: Banco de imagem

Na próxima semana, dia 8 de agosto, será realizada uma live em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006. A atividade será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Cabo Frio.

Na quinta, 11, o projeto 'Ceam Vai à Escola' estará no Colégio Estadual Praia do Siqueira, com palestras voltadas para os professores e alunos do ensino médio durante a manhã e tarde.

Na mesma data, haverá ainda a visita técnica para articular o atendimento psicólogico no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) da Universidade Veiga de Almeida para as usuárias.

Fechando as atividades no dia 25 de agosto, acontece o encontro regional entre os Ceam’s da Baixada Litorânea, que será em Macaé. Entre os temas, está o debate sobre a construção de um abrigo para mulheres na região.

As ações são promovidas pela Superintendência dos Direitos da Mulher de Cabo Frio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.