MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Administrador Apostólico será apresentado à Diocese de Nova Friburgo neste domingo

Missa de apresentação de Dom Paulo Antônio de Conto vai ocorrer às 10h na Catedral de São João Batista

Por Redação Multiplix
06/02/20 - 14:45
Administrador Apostólico será apresentado à Diocese de Nova Friburgo neste domingo Dom Paulo Antônio de Conto já iniciou seu trabalho à frente da Diocese de Nova Friburgo | Foto: Divulgação

A missa de apresentação do administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto, vai ocorrer no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral Diocesana São João Batista, localizada na praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade.

Dom Paulo Antônio de Conto é bispo emérito de Montenegro/RS e foi indicado para ser administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo pelo Papa Francisco .

Vale lembrar que Dom Edney Gouvêa Matosso renunciou ao cargo de bispo diocesano no dia 22 de dezembro, em carta aberta aos diocesanos e aos clérigos. Em sua decisão, o religioso anunciou que examinou sua consciência perante Deus, alegou desgaste emocional e psicológico e afirmou querer viver uma nova etapa em sua vida.

Dom Paulo assume o governo da diocese até que o Santo Padre nomeie um novo bispo diocesano. A posse de chefe interino da diocese como administrador apostólico ocorreu em reunião na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, em 31 de janeiro.

Biografia

Dom Paulo Antônio de Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto de Conto e Pio Luiz de Conto.

Aos seis anos de idade, o menino Paulo começou seus estudos em uma escola da comunidade ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de filosofia e teologia, dentro do seminário.

Depois de ordenado padre, começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como Vigário Paroquial, foi pároco em Pântano Grande, Pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, Pároco na Catedral de Santa Cruz do Sul.

Ele também foi reitor do Seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre, e Vigário Geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da diocese de Cáceres, no Mato Grosso.

Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991. Logo depois tomou posse da Diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela diocese.

Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante seis meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.