MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

1º dia de provas do concurso de Friburgo repercute nas redes; gabarito sai nesta segunda

Certame teve quase 50 mil inscritos; segundo dia de provas acontecerá no domingo

Por Natalia Amorim
27/11/23 - 12:11 | Atualizada em 28/11/23 - 08:55
1º dia de provas do concurso de Friburgo repercute nas redes; gabarito já está disponível Colégio Dr. Galdino do Valle Filho foi um dos locais onde a prova foi aplicada | Foto: Kessia Coutinho

Milhares de candidatos se mobilizaram no último domingo, dia 26, para o primeiro dia de provas do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

As provas foram realizadas na cidade e em outros municípios, como Teresópolis e Petrópolis.

O cartão de confirmação e o local para quem vai fazer a prova do próximo domingo, dia 3, já estão disponíveis no site do Instituto Consulplan, organizador da seleção.

A consulta ao gabarito, de acordo com o edital, também pode ser feita por meio da página do Instituto Consulplan.

O prazo para interposição de recursos começará na terça-feira, 28, e seguirá até quarta, 29.

Ao todo, foram 49.907 inscritos para 173 cargos de níveis superior, médio, fundamental e fundamental incompleto.

Provas também foram aplicadas em colégios particulares de FriburgoProvas também foram aplicadas em colégios particulares de Friburgo | Foto: Henrique Vasconcellos

Nas redes sociais, o prefeito Johnny Maicon falou sobre essa primeira etapa do concurso:

Durante a manhã, percorremos alguns locais de provas e aproveitamos também para conversar um pouco com alguns candidatos que haviam finalizado suas provas.

Nos comentários, a escolha dos locais de provas pela banca organizadora continua sendo motivo de polêmica. Em um deles, uma inscrita disse:

Sou mãe lactante e me colocaram em Petrópolis. Inviável ir com meu filho pequeno pra lá e ter que depender de outras pessoas pra ficar com ele, enquanto faço (sic) a prova e [ainda ter que] custear isso. Impossível. Um descaso, desrespeito total. Tive que desistir.

Outra candidata também fez questão de registrar a sua indignação:

Moro atualmente na divisa de Bom Jardim com Trajano de Moraes e pasmem! Meu local de prova foi Bom Sucesso, no Rio. São quatro horas de viagem até o local da prova. Assim como eu, várias pessoas foram lesadas covardemente, visto que provas [assim como as do Enem] são, por lei, a no máximo 30 km do seu endereço.

Já outros inscritos defendem a postura da banca organizadora:

Gente, não é absurdo nenhum. Estava escrito no edital essa possibilidade de [ir para] outro município. Povo não leu o edital corretamente e agora reclama.

Quando [o candidato] se inscreve em um concurso, é importante ler todo o edital. É grande, é chato, mas é preciso. E a questão de poder ser [realizada] em outra cidade, estava escrito.

Na maioria dos locais, a prova transcorreu tranquilamenteNa maioria dos locais, a prova transcorreu tranquilamente | Foto: Bruno Ribeiro

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber como foi o primeiro dia de provas.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa respondeu:

No que compete à Guarda Civil Municipal (GCM), nenhuma ocorrência foi registrada durante a realização da prova do concurso público de Nova Friburgo.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que foi acionada para atender uma ocorrência:

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, no domingo (26/11), policiais militares do 11ºBPM foram acionados para atender ocorrência em uma unidade de ensino no município de Nova Friburgo. No local, soube-se tratar que o um candidato ao certame municipal não portava documento original de identificação. Ocorrência encaminhada à 151ªDP.

A reportagem aguarda respostas do Instituto Consulplan sobre o balanço desse primeiro dia de exame.

Concorrência

Os cargos mais concorridos do concurso são:

  • Técnico de enfermagem (5.645 inscritos)

  • Enfermeiro (3.561 inscritos)

  • Professor I (3.472 inscritos)

  • Agente de combate a endemias (2.550 inscritos)

  • Agente administrativo (2.283 inscritos)

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.