MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: com o aumento no uso da internet, usuários estão mais expostos ao risco

Cuidados com dados, golpes virtuais e vírus devem ser redobrados nesse período

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 15:16
Coronavírus: com o aumento no uso da internet, usuários estão mais expostos ao risco Mantenha os antivírus atualizados e dados pessoais protegidos | Foto: Banco de imagem

Por causa do isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, o uso da internet aumentou . Com mais pessoas em casa, os momentos de lazer podem ser resumidos em usar cada vez mais a internet. E, assim, o consumo de vídeos online, filmes, músicas, plataformas de streaming e conteúdo virtual triplicou.

Além disso, muitas pessoas estão trabalhando em casa e usando o recurso da internet até para falar com amigos, parentes e colegas de trabalho.

Mas com isso, é preciso que as pessoas dobrem a atenção para evitar os acessos indevidos, vírus e os golpes virtuais. Segundo a empresa Kaspersky, especializada no assunto, entre fevereiro e 15 de março, na América Latina, foram identificados mais de 300 domínios maliciosos que são usados para enviar mensagens falsas para as pessoas e 35 para difundir os malwares, softwares maliciosos.

Segundo a empresa, uma mensagem enviada mostra uma conta de álcool gel de mais de R$ 3 mil onde quem clicava recebia um cavalo de tróia, um vírus, que era instalado no dispositivo e dava acesso às informações do usuário para golpes. Outra mensagem permitia a realização de pagamentos e movimentações bancárias a partir do programa instalado.

Há ainda quem receba mensagens que pedem informações pessoais, financeiras e bancárias e outras que pedem para o usuário baixar aplicativos que fazem testes online para saber se está ou não com coronavírus.

A dica é nunca permitir acessos caso não forem realmente necessários. E quando utilizar o computador, evite sites que não tenham o endereço com ‘https”. Manter uma cópia reserva dos arquivos também é importante para caso haja uma invasão ou vírus, não danifique os dados armazenados. Outra recomendação é manter os antivírus atualizados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.