Cordeiro cria carteira para identificar pessoas com autismo; saiba como solicitar
Iniciativa pretende garantir melhor acesso a serviços públicos e privados
.png)
Foi aprovado em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, o projeto de lei nº 2.529/2021, que permite a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A iniciativa tem como objetivo garantir atenção integral, assistência e prioridade no atendimento às pessoas autistas, proporcionando um melhor acesso aos serviços públicos e privados da cidade.
O cartão de identificação, que terá validade de cinco anos, também vai permitir a exclusividade de vagas para pessoas deficientes em estacionamentos, sejam eles públicos e privados.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, no dia 11 de novembro, muitas vezes o autismo não é aparente para quem interage com a pessoa, o que pode resultar em situações de desconforto social, prejudicando o acesso a diversos serviços.
Como solicitar
A carteira será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, devidamente numerada, sem qualquer custo para o solicitante, mediante a entrega no local do requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal.
A folha de requerimento está disponível por meio deste link.
Além disso, também deve ser apresentado o relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), e deverá conter as seguintes informações:
Nome completo
Filiação
Local e data de nascimento
RG
CPF
Tipo sanguíneo
Endereço residencial completo
Número de telefone do identificado
Fotografia no formato 3x4
Assinatura ou impressão digital do identificado
Também são necessárias informações do cuidador como: nome completo, documentos de identificação, endereço residencial, telefone e email do responsável legal ou do cuidador, além da identificação do órgão expedidor e assinatura do responsável pelo órgão, se houver.
Segundo a prefeitura, a carteira será expedida dentro do prazo máximo de 30 dias após o recebimento da documentação completa solicitada.
Sobre o autismo
De acordo com o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Segundo levantamento feito pela pasta em 2019, a estimativa é de que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo dois milhões delas no Brasil.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.