MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mudança no layout da conta de energia dá mais segurança ao cliente

Modelo inibe fraude de contas falsas; informações fiscais da conta ficam em cima e na parte inferior estão dados para pagamento

Por Anunciante
26/07/22 - 19:10
Mudança no layout da conta de energia dá mais segurança ao cliente Fatura de energia passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica | Foto: Divulgação/Energisa

A partir de 1º agosto, o modelo da conta de luz vai mudar em Nova Friburgo. Conforme determinação do governo, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e.

Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real. Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes.

O novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa. Mas distribuidoras de todo o país vão ter que se adaptar também.

Sua conta de energia mudou. Fique por dentro das diferenças.Sua conta de energia mudou. Fique por dentro das diferenças. | Foto: Divulgação/Energisa

Como vai ficar?

A primeira mudança será no alto da conta que passa a ter uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) virão logo abaixo. Esse número não muda.

Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ter descrito como DANF3E Documento Auxiliar da Nota Fiscal. Além disso, haverá um novo QR Code, também na parte de cima.

Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente vai ter acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados.

No geral são as mesmas informações do modelo antigo em posições diferentes.

Histórico de consumo e formas de pagamento

Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo continuam na conta, logo abaixo dos dados fiscais. Mas é na parte final da fatura que estão o QR Code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR Code de cima você conhece os dados fiscais da conta. O que fica lá embaixo é para pagamento com PIX da Energisa, onde o cliente ainda pode concorrer a “Um ano de conta grátis”.

Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscar as agências ou um dos nossos canais. Todos estes meios foram reforçados para apoiar o consumidor.

Quer ficar por dentro das mudanças?

Nova conta Energisa detalhadaNova conta Energisa detalhada | Foto: Divulgação/Energisa

Vale ressaltar a importância de entender a conta de energia e a composição da fatura, uma das principais dicas para acompanhar o consumo, identificar gastos extras no dia a dia e adotar práticas para economizar.

O Histórico de Consumo, por exemplo, possibilita que o cliente faça um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos 12 meses e verifique se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia, comparando sempre com os meses anteriores.

Assim o cliente consegue analisar seu consumo e pode reavaliar os hábitos diários em busca de uso consciente e economia. Mas é importante analisar a quantidade de dias faturados, pois o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias. Essa informação também está disponível na conta.

  • Aplicativo para celular Energisa On
  • Site:energisa.com.br
  • Call Center: 0800 032 0196

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.