MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Feriado prolongado com chuvas requer atenção no consumo de energia

Com família reunida e diversão em casa, atitudes simples podem contribuir para a economia de energia

Por Anunciante
11/11/22 - 12:35
Feriado prolongado com chuvas requer atenção no consumo de energia Diversão em casa com equipamentos eletrônicos | Foto: Divulgação/Energisa

O período chuvoso está chegando com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) para os próximos meses, onde as chuvas podem vir em forma de pancadas, acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo.

Para este final de semana prolongado, a previsão é de dias seguidos de chuvas com volume relativamente alto até quarta-feira (16/11), o que tende a favorecer que as temperaturas fiquem amenas no Sudeste do Brasil.

Com o tempo chuvoso, o feriado prolongado de muitos deve ser dentro de casa. E diversão em casa envolve equipamentos eletrônicos: notebook, celular, videogame, jogos on-line, TV. Mas Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa, faz um alerta:

Para evitar surpresas, no final do mês, com a conta de energia, é importante ficar atento ao uso excessivo de alguns equipamentos e, principalmente, àqueles que são considerados os vilões do consumo de energia como geladeira e chuveiro.

Para ajudar na tarefa de reduzir o consumo, a Energisa listou algumas dicas práticas que valem para qualquer época do ano:

  • Estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;
  • Videogames, computadores e aparelhos de TV: devem ser desligados quando não estiverem em uso. E nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso;
  • Se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;
  • Evite banhos demorados e prefira a posição verão. O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo. Na posição inverno, o chuveiro consome até 30% a mais se na posição verão;
  • Desligue aparelhos direto nos botões ou nas tomadas. Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia;
  • Criança tem que gastar a própria energia. Priorize atividades como pular corda, pega-pega, natação, bicicleta. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa que reforçam habilidades motoras e de aprendizado.

Dicas como essas podem te ajudar muito e o Descomplicador traz uma série de vídeos, explicando diversos assuntos sobre energia elétrica. Acompanhe aqui ou no site da Energisa.

O DescomplicadorO Descomplicador | Foto: Divulgação/Energisa

E se o tempo permitir e a brincadeira for ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita interrupção do fornecimento de energia e acidentes.

Serviço:

Precisa falar com a Energisa? Entre em contato, por meio dos canais digitais:


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.