MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça os sapatos de São Pedro da Serra que levam pneus de avião como matéria-prima

Arte no ofício de calçar os pés: Artesãos locais confeccionam calçados com designs exclusivos e sustentáveis

Por Redação Multiplix
11/12/18 - 14:41
Conheça os sapatos de São Pedro da Serra que levam pneus de avião como matéria-prima Caíque aperfeiçoou técnica buscando materiais que unem conforto, durabilidade, design e sustentabilidade | Foto: Divulgação/Caíques

Há cerca de 20 anos, após aprender o tradicional ofício de sapateiro com o sogro, Caíque Bon, 59, resolveu sair do Rio de Janeiro para uma vida mais tranquila em São Pedro da Serra, em Nova Friburgo. Sem medo de misturar cores e formas, resolveu elaborar seus próprios moldes e designs de calçados. Arrumou um ajudante e abriu um pequeno atelier para confeccionar e vender sapatos com estilos exclusivos, que ganharam o nome de "Caíques".

Com o turismo crescente na região, a procura pelo produto aumentou e a produção teve que se expandir. Para dar conta da demanda, suas duas filhas Mariana e Iasmine, que também aprenderam a profissão vendo o pai, entraram na fabricação e na organização do negócio, que vem ganhando visibilidade na região e também em território nacional, com vendas em feiras no Rio de Janeiro e também pela internet.

Os sapatos Caíques chamam atenção não apenas pelo estilo diferenciado de cada peça, conferidos pelo trabalho feito à mão, mas também por reutilizar restos de pneus de avião aos solados e sobras de couros de empresas diversas, evitando assim o desperdício em todo o processo. De acordo com a filha Iasmine Bon, a produção mensal fica entre 300 e 400 pares confeccionados, com o auxílio de três ajudantes de produção.

“Há alguns anos optei pelas sandálias e sapatos Caíques, pela durabilidade, design e conforto, e também pelo conceito de reciclagem e sustentabilidade da marca, diz Vera Cristina Nabuco, moradora de Lumiar”, em Nova Friburgo.

A sapataria oferece como diferencial a manutenção dos sapatos vendidos, o que ajuda a prolongar o tempo de uso dos calçados. As lojas estão localizadas na Rua Sete de Setembro, s/nº, loja 02, em Lumiar e, em São Pedro, na Praça João Heringer, 47, loja 3. Os produtos também podem ser encomendados, com frete grátis, por meio do site da marca.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.