MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como a corrida de rua tem ganhando cada vez mais adeptos

Esporte amador pode ser praticado por pessoas de todas as idades, basta seguir as orientações

Por Juliana Guzzo
20/05/19 - 10:50
Como a corrida de rua tem ganhando cada vez mais adeptos Esporte amador pode ser praticado por pessoas de todas as idades, basta seguir as orientações | Foto: Banco de Imagem

Longe dos que só correm quando perdem a hora da condução e também dos super corredores profissionais, um grande números de pessoas passou a praticar a corrida, especialmente ao ar livre, como esporte amador.

A corrida melhora o condicionamento físico, fortalece os músculos, ajuda a emagrecer, combate a insônia, auxilia no controle do colesterol e previne a osteoporose. Mas, antes de sair correndo por aí, alguns cuidados são fundamentais.

Procurar um médico é muito importante, principalmente se você não pratica nenhum outro esporte ou não tenha feito um check-up recentemente. Depois do ok do médico, é hora da roupa do corredor.

Escolher um bom tênis, com solado macio para absorver o impacto e evitar lesões nas articulações, principalmente no joelho. Nem sempre o mais caro vai ser o melhor. Para compor o resto do look, prefira roupas de poliéster e poliamida, que secam mais fácil e vão evitar que você fique encharcado no fim da corrida.

Kit corredor completo, comece com calma! Alongamento, esteira e caminhada são bons amigos nessa etapa para adaptar o corpo ao exercício. Consultar um educador físico também pode te ajudar bastante a fazer uma atividade com mais qualidade e resultado, como conta o educador físico Pedro Nogueira. “Com auxílio do profissional de educação física a pessoa vai ter ajuda para fazer um treino melhor, com uma preparação antes da atividade. O tempo adequado por dia, o número de vezes por semana. A corrida é um esporte ótimo para quem está buscando qualidade de vida”, enfatiza.

A interação social e a formação de novos ciclos de amizade é um atrativo a mais para sair de casa. Grupos em redes sociais e sites especializados informam sobre corridas em todo o país. Para quem é adepto dos aplicativos, novidades não faltam. Desde os que dão dicas e medem o desempenho até os que promovem “corridas virtuais”, permitindo que você dispute por tempo e distância com outras pessoas que também usam o mesmo app.

O fotógrafo Leonardo Leuback durante corrida de rua, no Rio de JaneiroO fotógrafo Leonardo Leuback durante corrida de rua, no Rio de Janeiro | Foto: Arquivo pessoal

Há também os que encontram na corrida um momento de relaxamento. O fotógrafo Leonardo Leuback começou a correr depois de uma lesão em um treino de jiu-jítsu. “Comecei a correr para recuperar meu condicionamento físico. Enquanto me recuperava da lesão, acabei me apaixonando pela corrida. Hoje a corrida para mim é uma válvula de escape, uma hora pra me reconectar comigo mesmo. É uma sensação de bem-estar e prazer, e eu pretendo correr até os 80 anos se for possível!”, afirma.

Como toda atividade física ao ar livre pede, não se esqueça dos cuidados com o sol: bonés, viseiras e protetor solar para corridas diurnas e hidratação em qualquer horário! Uma boa alimentação também é muito importante. Se você está fazendo alguma dieta ou reeducação alimentar, informe ao seu nutricionista ou médico que vai começar a realizar a atividade.

Procure se informar sobre o trajeto que pretende fazer o exercício, atentando para o nível de esforço que exige e também para a segurança da localidade. Sempre que possível, evite correr sozinho. Uma boa companhia deixa qualquer exercício mais agradável de ser realizado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.