WhatsApp divulga vídeo pedindo aos usuários para checar dados compartilhados no aplicativo

Vídeo possui o intuito de evitar a disseminação de boatos e suas consequências

Por Matheus Oliveira
10/08/18 - 15:03
WhatsApp divulga vídeo pedindo aos usuários para checar dados compartilhados no aplicativo Boatos no WhatsApp se espalham de forma rápida. | Foto: Banco de Imagens

Buscando evitar a disseminação das famosas Fake News, que tanta dor de cabeça podem trazer aos usuários, o WhatsApp divulgou na última quinta-feira, dia 9 de agosto, um vídeo informativo buscando conscientizar as pessoas para a necessidade de checar o conteúdo das informações postadas na mídia social.

"Mensagens encaminhadas geralmente não foram criadas pela pessoa que as enviou. Verifique os fatos quando não souber quem criou a mensagem original", diz o vídeo. A peça será veiculada através de um anúncio patrocinado pelo Facebook nos próximos dias.

O aplicativo possui desde junho a sinalização de mensagem encaminhada, identificando o autor do conteúdo. No mês passado, o WhatsApp restringiu para 20 itens, o encaminhamento de mensagens, seja grupos ou pessoas.

A ação foi motivada devido a linchamentos ocorridos na Índia após notícias falsas circularem através do aplicativo, fazendo com que pessoas fossem atacadas nas ruas. No México, ocorreram boatos de fraudes nas eleições. Já no Brasil, em período eleitoral, os rumores e notícias usadas para difamar candidatos já preocupam as autoridades.

De acordo com a pesquisa Futuro Digital Global 2018, nas duas nações latinas, o WhatsApp é o aplicativo que possui maior alcance. A amostra aponta que 60% da população dos dois países usam o app de conversas.