MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quietinho, aí!

Aplicativo é capaz de contabilizar quantas vezes a fala de uma mulher é interrompida por um homem

Por Ana Blue
09/07/18 - 10:45
A tecnologia garante: as mulheres tão no papo! Aplicativo é capaz de contabilizar quantas vezes a fala de uma mulher é interrompida por um homem. | Amanda Tinoco

Você está lá, de boa na lagoa, num bate-papo entre amigos, ou na família, no trabalho, na faculdade, aonde for. Em algum momento surge um assunto que você sabe de cor. Você tem base para falar sobre aquilo, então, dá seus pitacos, ouve a opinião alheia e expõe seus argumentos. Até aí, tudo bem.

O mote da conversa pode ser qualquer um: os preços dos produtos de primeira necessidade no supermercado, física nuclear aplicada ou o vermelho característico da estética Almodovar. Não importa. A qualquer hora, em qualquer lugar, um homem vai interromper a sua fala. Mas, agora, a brincadeira ficou séria: tem até aplicativo para contabilizar quantas vezes isso acontece por dia.

A prática é tão comum que até recebeu um termo específico para designá-la, em 2015: manterrupting, surgido através da junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção) que, em tradução livre, quer dizer “homens que interrompem”. Este tipo de comportamento é muito comum, principalmente em reuniões de trabalho, quando uma mulher não consegue concluir o pensamento por ser constantemente interrompida pela fala dos homens ao redor.

Um tipo velado e comum de violência de gênero, porém, sutil e naturalmente aceito na sociedade. Por isso mesmo, praticamente invisível – a não ser para quem sente isso na pele. Para evidenciar a situação, a agência BETC desenvolveu o WomenInterrupted App, um aplicativo capaz de contar quantas vezes a fala de uma mulher é interrompida por um homem. Ele transforma a dose diária de machismo em números.

Como funciona?

Basta a usuária registrar sua voz na plataforma e acionar o sistema quando quiser. O app é capaz de identificar timbres femininos e masculinos, e aponta quantas vezes uma pessoa do sexo oposto não permitiu que a usuária concluísse uma fala. O WomenInterrupted faz análises em tempo real e transforma as interrupções em dados. Nenhuma das conversas fica gravada, apenas as interrupções são contabilizadas.

Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS. Futuramente, a empresa pretende apresentar um overview dos dados coletados mundo afora.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.