MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pesagro-Rio inaugura laboratório de solos em Nova Friburgo

Nova instalação beneficiará mais de 160 mil agricultores do estado do Rio de Janeiro

Por Redação Multiplix
20/05/21 - 10:42
Pesagro-Rio inaugura laboratório de solos em Nova Friburgo Pesquisadores em ação no laboratório de análise de solos da Pesagro-Rio | Foto: Divulgação/Pesagro-Rio

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) inaugura, nesta sexta-feira, 21, as novas instalações do laboratório de solos do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura, em Nova Friburgo. A estrutura estava fechada há seis anos e volta a ficar disponível para os mais de 160 mil agricultores do estado do Rio de Janeiro.

O Lab-Solos tem como objetivo atender as necessidades de análises demandadas por projetos de pesquisa científica desenvolvida pela Pesagro-Rio e instituições parceiras, assim como atender a necessidade do produtor rural que precise dessa tecnologia para ser aplicada como base de um desenvolvimento sustentável sem seus cultivos agrícolas.

Para o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, a reabertura do laboratório enfatiza a importância da Pesagro-Rio na pesquisa aplicada à melhoria de vida do produtor rural, com a introdução de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

“As pesquisas de solos são a base de qualquer agronegócio e permite ao produtor rural não só a melhoria da sua produção, como a busca por soluções mais eficazes para gestão da sua lavoura”, explica o secretário.

Fachada do laboratório de análise de solos da Pesagro-RioFachada do laboratório de análise de solos da Pesagro-Rio | Foto: Divulgação/Pesagro-Rio

Com o novo laboratório, o produtor rural poderá entregar a amostra de solo diretamente na sede, localizada na Estação Experimental da localidade do Campestre, ou entregar no Banco de Alimentos na Ceasa-Conquista em Nova Friburgo. Também poderá enviar a amostra pelos correios para os endereços que contam no site da Pesagro.

“A análise da terra é uma das ferramentas essenciais para o uso racional de fertilizantes e corretivos e para a preservação ambiental, ao evitar o uso excessivo ou desnecessário de adubos. Com os resultados da Análise de Rotina da Fertilidade do Solo, o produtor poderá seguir uma correta recomendação de adubação e calagem; evitar os desequilíbrios nutricionais nas culturas; o desperdício e gastos com insumos desnecessários, dentre outros benefícios”, ressalta o diretor técnico da Pesagro, Silvio Galvão.

Já o presidente da empresa, Paulo Renato Marques, destaca a importância da reinauguração do laboratório de análise de solos para alcançar os objetivos organizacionais da Pesagro.

“Nossa missão enquanto empresa de pesquisa é viabilizar soluções tecnológicas que auxiliem o desenvolvimento rural do estado do Rio, e é fundamental que o produtor tenha acesso a esse tipo de tecnologia. É a análise de solos que permite a otimização da produção de qualquer cultura, o que em última análise significa mais receita para o pequeno produtor”, afirma o presidente.

A nova estrutura da Pesagro-Rio permitirá que os produtores adotem estratégias mais eficazes na gestão dos respectivos solos, otimizando suas produções e obtendo mais lucro.

O produtor interessado em realizar a Análise de Rotina da Fertilidade do Solo e obter mais informações sobre a coleta e envio do material pode entrar em contato através do WhatsApp (22) 98816-1616, do e-mail labsolos@pesagro.rj.gov.br, do site, ou dos demais canais de comunicação da empresa.

A inauguração do novo laboratório de análise de solos será transmitida on-line através do YouTube e demais redes oficiais da Pesagro-Rio.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.