MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional estão abertas em Nova Friburgo

Novidade faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre prefeitura e Firjan Senai

Por Redação Multiplix
14/09/21 - 14:10
Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional estão abertas em Nova Friburgo Cursos serão oferecidos após acordo firmado entre prefeitura e Firjan Senai | Foto: Divulgação/Guilherme Alt (Ssecom NF)

Começaram nesta terça-feira, 14, e vão até a próxima quinta, 16, as inscrições para os cursos de qualificação profissional que serão desenvolvidos pela Firjan Senai em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A proposta faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre instituição e município, e pretende oferecer cursos gratuitos para 160 alunos da rede.

A carga horária dos cursos varia de 260 a 800 horas e as aulas serão presenciais, ocorrendo em dias e horários planejados, e observando as regras sanitárias e de distanciamento por conta da pandemia da Covid-19.

A previsão é de que as aulas comecem no dia 4 de outubro.

As vagas são para:

  • Assistente administrativo
  • Eletricista industrial
  • Desenhista de construção civil
  • Ferramenteiro de bancada (aulas serão realizadas na unidade da Firjan Senai, no centro)
  • Mecânico de máquinas de costura
  • Cortador de produtos do vestuário e assistente de moda/ desenvolvimento de coleção (aulas vão ocorrer no Espaço da Moda da Firjan Senai, situado no Espaço Arp)

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas entre hoje e quinta, 16, das 10h às 15h, na avenida Alberto Braune, 224, 1º andar, sala da gestão de crise. O candidato deverá estar munido do documento de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência.

O candidato deverá preencher os requisitos para inscrição: idade (até 24 anos), escolaridade, estar matriculado no ensino fundamental ou médio (caso não tenha concluído, ser contemplado pelo programa Bolsa Família), NIS ativo e atualizado e demais critérios avaliados pela equipe de assistência social.

Ao candidato com deficiência não se aplicará a idade máxima de 24 anos e deverá considerar as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização. O candidato que já tenha cursado, concluído e certificado no mesmo curso oferecido neste processo não poderá se inscrever para as vagas gratuitas do programa.

Documentação

É preciso apresentar o CPF. Quando o aluno é menor de idade, também deverá ser apresentado original e cópia do documento de identificação oficial com foto do responsável legal, nome social, preenchimento da ficha de solicitação, (aluno menor com presença e assinatura do seu responsável legal) e comprovante do nível de escolaridade conforme exigência de cada curso distinto.

Conclusão do curso

Mediante obtenção de aproveitamento e frequência, exigido o aproveitamento mínimo de 60 pontos em cada unidade curricular, além da frequência mínima de 75% do total de horas letivas do curso.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.