MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fiocruz recebe ingredientes para a produção 100% nacional de vacina contra a Covid-19

Instituição, que é responsável por fabricar no Brasil o imunizante Oxford/AztraZeneca, dependia da importação de insumo da China

Por Redação Multiplix
02/06/21 - 16:28
Fiocruz recebe ingredientes para a produção 100% nacional de vacina contra a Covid-19 Chegada de insumos à Fiocruz tornará o Brasil autossuficiente na produção de vacinas contra a Covid-19 | Foto: Divulgação/Pedro Paulo (Fiocruz)

A Fiocruz recebeu, nesta quarta-feira, 2, um banco de células e outro de vírus para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Oxford/AztraZeneca. O material veio dos Estados Unidos e seguiu para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde o imunizante será produzido.

Considerados o coração da tecnologia para a produção da vacina, os bancos de células e de vírus concretizam a transferência de tecnologia, que teve contrato assinado na terça entre a Fiocruz e a AstraZeneca.

De acordo com a Fiocruz, trata-se de um marco para a produção da vacina no Brasil e a segunda etapa do projeto estratégico da fundação para a incorporação tecnológica da vacina contra a Covid-19.

A primeira etapa ocorreu em setembro de 2020, com a assinatura do contrato de encomenda tecnológica, que garante o fornecimento de IFA importado para a produção de 100,4 milhões de doses.

Agora, com a chegada do banco de células e de vírus à Fiocruz, será possível iniciar a produção de uma vacina 100% nacional.

A produção do IFA nacional passa por uma série de etapas que podem durar alguns meses. Serão produzidos dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de comparabilidade pela AstraZeneca.

Paralelamente, na modalidade de submissão contínua junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serão enviadas as documentações necessárias para solicitar a alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA, condição necessária para entrega do produto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A previsão, segundo a Fiocruz, é que as primeiras doses 100% nacionais sejam entregues em outubro.

Importação de IFA

A Fiocruz segue em formalização contratual para a compra adicional de IFA importado para processamento final de outros 50 milhões de doses, que comporiam as entregas do segundo semestre juntamente com a produção nacional.

No total, já foram entregues 47,6 milhões de doses ao PNI, incluindo 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já em estoque no Instituto Bio-Manguinhos, estão garantidas outras 12 milhões de doses, além de cerca de 6,5 milhões de doses já produzidas que estão em diferentes estágios de controle de qualidade.

Com isso, a Fiocruz tem entregas semanais garantidas até 3 de julho. A instituição aguarda a confirmação da possibilidade de aceleração das novas remessas de IFA para informar sobre a disponibilidade das próximas entregas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.