MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como era a sua região há 750 milhões de anos? Confira o mapa interativo

Paleontólogos criam site com linha do tempo sobre a formação dos continentes

Por Redação Multiplix
01/09/20 - 14:46
Como era a sua região há 750 milhões de anos? Confira o mapa interativo Mapa mostra Nova Friburgo e região há 600 milhões de anos | Foto: Reprodução/Ancient Earth Globe

Já imaginou poder ver como era a cidade onde você mora há 750 milhões de anos ou há 300 milhões de anos? Com o mapa interativo feito por paleontólogos é possível. Acontece que naquela época os continentes do planeta formavam uma massa única e que só depois foi se separando.

Os profissionais que fizeram o mapa online disseram que a curiosidade de saber como era a o planeta e como foi se desenvolvendo é comum.

Para fazer a busca é simples. Basta acessar o site e na barra de busca escrever o nome da região onde mora. Dá para acompanhar o desenvolvimento geológico do local e observar a separação dos continentes.

Em outra barra de pesquisas, o usuário também pode acompanhar “Como era a Terra há 750 milhões de anos” até como está agora. Só escolher os anos em que quer acompanhar.

Os continentes começam a se separar há 260 milhões de anos, entretanto, na região onde fica o Rio de Janeiro, por exemplo, o mar ainda não estava próximo e o estado era rodeado por uma massa de terra.

Em uma entrevista para o canal de notícias americano CNN, o engenheiro Ian Webster, ex-funcionário da Google e que desenvolveu a ferramenta interativa utilizando os mapas paleontológicos do geólogo Christopher Scotese, disse que o mapa mostra como nosso ambiente pode mudar.

“A história da Terra é mais longa do que podemos concebere o arranjo atual das placas tectônicas e dos continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro, e a Terra pode durar mais que todos nós”.

Veja outras notícias da região no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.