MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Certificado de vacinação contra Covid pode ser emitido pelo Conecte SUS; veja como baixar

Aplicativo do Governo Federal contém informações relevantes sobre o histórico de saúde

Por Juan Rodriguez
31/08/21 - 11:06
Certificado de vacinação contra Covid pode ser emitido pelo Conecte SUS; veja como baixar Aplicativo disponibiliza o Certificado Nacional de Vacinação | Foto: Reprodução/Google Play Store

As pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19 podem obter o comprovante de imunização através da plataforma Conecte SUS, disponível em aplicativo (App Store),(Google Play) e site. A ferramenta do Governo Federal é uma alternativa de comprovação digital para quem já tomou a primeira ou as duas doses.

O documento conta com dados sobre a vacina, como lote, laboratório, fabricante e local de vacinação, além de ser exigido, por exemplo, em viagens internacionais. Nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que aderiram ao passaporte da imunização, a liberação da entrada em locais de uso coletivo, como academia, estádios, cinemas, teatros e museus, só será permitida sob apresentação do comprovante de vacinação.

Veja como acessar

Para acessar o aplicativo, o usuário precisa se cadastrar no portal Gov.br, uma plataforma unificada de serviços do Governo Federal.

Após o cadastro, abra o Conecte SUS no celular, informe o número do CPF e toque no botão "Avançar". Em seguida, digite a senha na plataforma e toque em "Entrar".

Depois, entre na opção "Vacinas", que vai apresentar um rápido resumo da dose da vacina. Para mais informações detalhadas, basta clicar nesse quadro.

O usuário que quiser o comprovante deve acessar o quadro "Certificado de Vacinação" e emitir o QR Code de validação. Também há as opções para salvar o arquivo em PDF, por exemplo, e compartilhar para outras pessoas através das redes sociais ou por email.

Com a imunização concluída, também é possível emitir o certificado em inglês ou espanhol. Na parte superior da página, basta escolher a bandeira.

Relatos de dificuldades de acesso

Apesar da facilidade de acessar ao serviço, usuários do aplicativo contam que estão tendo problemas para emitir o certificado de vacinação.

Há relatos de pessoas que reclamam que o endereço de aplicação da vacina, o lote e até mesmo a data da imunização estavam incompletos ou incorretos.

O Ministério da Saúde informou que o aplicativo Conecte SUS passou por problemas de instabilidade, mas que já está funcionando normalmente.

Para qualquer problema, o ministério também que o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo em "fale com o Conecte SUS".

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.