Bom Jardim, na Região Serrana, celebra 128 anos de história nesta sexta-feira
Município da serra fluminense foi instituída oficialmente como cidade em 5 de março de 1893

O município de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro, faz 128 anos nesta sexta-feira, dia 5 de março.
Bom Jardim possui uma área de 384,98 Km2 e tem 27.269 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além do distrito sede, é integrado por São José do Ribeirão (2º distrito), Banquete (3º distrito) e Barra Alegre (4º distrito), que fazem divisa com Nova Friburgo.
Para marcar a data, a prefeitura realizou a reabertura do Museu Fazenda Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho, na rua Luiz Corrêa, no Centro da cidade.
A História de Bom Jardim
De acordo com a prefeitura, Bom Jardim foi criada através da Lei Estadual 37 de 17 de dezembro de 1892, porém sua instalação foi instituída oficialmente em 5 de março de 1893.
A ocupação das terras está diretamente ligada à história de Cantagalo. No final do século XVIII e no início do século XIX, a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação.
Várias sesmarias foram solicitadas às margens do Rio Grande onde, hoje, localiza-se o município de Bom Jardim.
Em 1819, já com a família Real no Brasil, foi instalada uma colônia suíça (Ballonecker, Marchon, Bohrer, Marfurt, Bercot, Monnerat) a apenas quatro léguas da atual sede do município e, em 1824, uma colônia de alemães (Brust, Emerich, Erthal, Heckert, Miller, Shotte).
Sua colonização também foi influenciada por italianos, (Lattanzi, Capozzi, Zappaterra, Spisani, Moretti,Cariello, Guzzo, Pecci), franceses (Bittencourt), portugueses (Ornellas, Teixeira, Abreu, Corrêa, Rocha, Silveira, Dias) e libaneses (Tuffi, Abdalla).
Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província fluminense, Cantagalo tornou-se um grande polo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor cafeeiro. A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão, atualmente o 2º distrito de Bom Jardim, foi elevada à categoria de freguesia do município de Nova Friburgo.
Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim.
Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que, em 1886, foi elevado à categoria de distrito policial do município de Cantagalo.
Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto nº 280 de 06 de julho de 1891.
Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de abril de 1892, que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios, entre eles São José do Ribeirão.
Entretanto, o distrito policial de Bom Jardim, juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão, atendia os critérios para a existência de um município.
Assim, em 17 de dezembro de 1892, através da lei nº 37, foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede da estação com o mesmo nome.
Porém, subordinado à Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 5 de março de 1893. No dia 31 de dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056, o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de junho de 1947, quando uma nova lei estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim, que continua até hoje.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.