MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Beleza natural no coração da serra! Conheça as atrações da APA de Macaé de Cima

Área de Proteção Ambiental possui fauna e flora diversificada, além de ser propícia para a prática de esportes radicais

Por Matheus Oliveira
29/10/18 - 13:44
Beleza natural no coração da serra! Conheça as atrações da APA de Macaé de Cima A densa vegetação é uma das peculiaridades da APA de Macaé de Cima. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

No coração da Região Serrana fluminense, imagens de vastas fauna e flora, com belas paisagens para quem quer curtir a tranquilidade do local e ter contato com a natureza. Essa é a Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, que possui uma área de 35.037 hectares, localizada na área sul de Nova Friburgo e na parte norte de Casimiro de Abreu, propícia para atrair turistas de todo o estado do Rio de Janeiro.

Criada pelo decreto 29.213, em setembro de 2001, a APA Macaé de Cima é distribuída nos distritos friburguenses de Lumiar, São Pedro da Serra e parte de Mury, constituindo 97,02% da área da APA. Em Casimiro, ela fica localizado no distrito de Villa São Romão.

Atrativos

Entre seus principais atrativos, estão cenários com densa vegetação, com direito a picos e cachoeiras em um cenário de rara beleza. Além disso, o local é propício para a prática de esportes radicais como canoagem, além de hospedagens tranquilas e diversas opções gastronômicas.

A APA abrange 8% da área total da Bacia do Rio Macaé, onde estão situadas as nascentes dos rios Bonito, das Flores, São Romão, Boa Esperança e do próprio rio Macaé. Esta bacia hidrográfica é uma das principais do estado do Rio de Janeiro, com área de drenagem de 1.765 quilômetros quadrados, contando com importantes rios que abastecem diversas cidades.

Riquezas

Uma das principais razões de existência da unidade é proteger as bacias das nascentes dos rios Macaé, Bonito, das Flores, Santo Antônio e demais afluentes, garantindo a manutenção da qualidade da água. Além disso, a APA também visa preservar a fauna e a flora do local.

A APA está localizada em um dos principais pontos de Mata Atlântica na Serra Fluminense e está representada pela Floresta Ombrófila Densa, espalhadas pelas mais diversas áreas da região, de acordo com as suas características. Na região, são encontradas 93 espécies vegetais raras. Também existem grande quantidade de espécies vegetais ameaçadas de extinção, sendo encontradas 74 entre as quais seis também são endêmicas.

Na parte da fauna, se encontram 20 espécies de peixes, 77 de répteis e anfíbios, 525 aves e 104 mamíferos. A APA possui duas das cinco espécies endêmicas do estado também ameaçadas de extinção (Tijuca condita e Myrmtherula fluminensis), além de 144 espécies endêmicas de Mata Atlântica e ameaçadas.

Geografia e clima

O clima tropical de altitude propicia temperaturas variando entre 9,5ºC e 27ºC, com uma temperatura média máxima anual de 24,3°C e uma mínima de 13,8°C. A umidade relativa do ar é bastante alta, permanecendo quase o ano todo acima de 80%.

A média anual de chuvas é de 1.279,8 milímetros, e o período mais chuvoso é de novembro a março, com variação média de 221 a 380 milímetros.

A APA foi uma área colonizada por europeus quando Dom João VI autorizou a vinda de colonos suíços para fundar a vila que originou Nova Friburgo. As principais atividades econômicas da APA de Macaé de Cima são a agricultura, o turismo e pequenas confecções.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.