Após vandalismo, nova imagem de Iemanjá é colocada em altar na Ferradura, em Búzios
Antiga estátua foi destruída e não pôde ser restaurada. Câmera vai monitorar o local

Os devotos de Iemanjá, de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, ganharam uma nova imagem. A estátua foi colocada no altar que fica no canto direito da Praia da Ferradura.
A antiga imagem que estava no local foi alvo de vandalismo por duas vezes seguidas. Na última, no mês passado, os vândalos levaram a cabeça da estátua para evitar que ela fosse restaurada novamente.
As circunstâncias são desconhecidas. Ainda não há informações se os ataques foram motivados por intolerância religiosa ou vandalismo gratuito.
De acordo com o arquiteto Hélio Pellegrino, responsável pela primeira restauração, uma câmera de segurança foi instalada nas mediações para evitar outras depredações.
“Búzios está se tornando o berço da ignorância. A beleza natural em excesso torna o pessoal cego, surdo e mudo. O ato de vandalismo revela o ódio e a intolerância religiosa. Estou impressionado, porque a gente espera uma evolução dos costumes, dos espíritos, mas aqui tudo involui, vem uma pessoa e quebra tudo”, desabafou Hélio.
Devoção em Búzios
Tradicionalmente, os devotos realizam diversas homenagens para Iemanjá em Búzios. A festa acontece, principalmente, no dia 2 de fevereiro, quando é comemorado o dia da orixá, carinhosamente chamada de Rainha do Mar.
O ritual é feito em frente ao píer da praia de Manguinhos, com a chegada de um cortejo que sai da Rasa. A cerimônia atrai dezenas de pessoas que assistem ao pôr do sol. Em oferenda, um barco enfeitado com flores é levado ao mar.
Festa é uma tradição no município e atrai muitos fiéis e admiradores | Foto: Divulgação/Terreiro Kwe Ase de Oyá Denin
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.