Vandalismo em Búzios: imagem de Iemanjá é destruída pela 2ª vez em menos de 2 semanas
A estátua estava há 20 anos no altar construído na Praia da Ferradura e tinha acabado de passar por restauração

Uma imagem de Iemanjá foi depredada pela segunda vez, em menos de duas semanas, na cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A estátua fica em um altar construído por moradores, há mais de 20 anos, em frente a uma casa na Praia da Ferradura.
A estátua foi restaurada e recolocada de volta ao espaço na última quinta-feira, dia 17 de março. Mas, apareceu novamente destruída no sábado, 19.
Devotos informaram que, desta vez, a cabeça foi arrancada e levada do local para que uma nova restauração não fosse realizada.
“Isso é algo muito sério, revela o ódio e a intolerância religiosa”, disse o arquiteto e religioso Hélio Pellegrino.
A primeira ação dos vândalos foi registrada no dia 11 de março. Na ocasião, os vidros do oratório foram quebrados e a imagem ficou despedaçada.
Hélio afirma que vai providenciar outra imagem para ser colocada no espaço, além de reforçar o altar com um vidro blindado e câmeras de monitoramento.
“Temos que nos mobilizar contra essa barbárie. Uma covardia. Precisamos de mais amor no coração e aprender a respeitar os outros”, desabafou o arquiteto.
Estátua foi recolocada no altar no dia 17 de março | Foto: Hélio Pellegrino
Por Búzios ser uma península, os devotos acreditam que Iemanjá leva proteção para todos os moradores. Foi no bairro Ferradura que o balneário começou a se desenvolver.
Newton Junior, que é Ogan no Candomblé e integrante do movimento negro na Região do Lagos, também repudia o ato de vandalismo.
“Essa é mais uma demonstração de ódio pela nossa cultura, por ser diferente da deles. Como no passado, agora também sofremos várias demonstrações públicas, ou não, de intolerância e racismo. Esse ato é um exemplo que devemos nos unir ainda mais para podermos sobreviver, assim como eles entram e destroem terreiros estão destruindo símbolos de nossa fé e cultura”, alerta Junior.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.