MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

4 dicas de destinos de ecoturismo em Nova Friburgo

Passeios gratuitos são boas opções para curtir com a família ou amigos

Por Luisa Machado
14/10/19 - 16:06
4 dicas de destinos de ecoturismo em Nova Friburgo Pedra do Imperador é a montanha de mais fácil acesso de Nova Friburgo | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical e, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente, possui cerca de 35% da biodiversidade vegetal de todo o país, além de mais de 800 espécies de aves, 350 anfíbios, 200 répteis, 250 mamíferos e 350 tipos de peixes.

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é o quarto município com maior área nativa de Mata Atlântica do país e possui mais de 40 mil hectares de vegetação nativa em seu território, segundo informações do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. E quando o objetivo é montar um roteiro de ecoturismo, a cidade serrana oferece boas opções de passeios para todas as idades e gostos.

Nova Friburgo é um dos municípios do Brasil com a maior proporção de Mata Atlântica preservadaNova Friburgo é um dos municípios do Brasil com a maior proporção de Mata Atlântica preservada | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Confira abaixo algumas dicas:

1 - Pedra do Imperador

A montanha de mais fácil acesso de Nova Friburgo é a Pedra do Imperador, também conhecida pelos moradores da cidade como Pedra do Elefante. No local, é possível avistar os bairros de Olaria, Cônego, Cascatinha, Vargem Alta, Ponte da Saudade, Varginha, Centro, entre outros.

Com cerca de 1.300 metros de altura, a subida pode ser feita, até um certo ponto da trilha, de carro ou de ônibus, seguindo a linha Granja do Céu até o ponto final. Para chegar ao cume da pedra, é necessária uma caminhada de cerca de uma hora.

Nova Friburgo está em segundo lugar no estado do Rio quando o assunto é produção de flor de corte Nova Friburgo está em segundo lugar no estado do Rio quando o assunto é produção de flor de corte | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Circuito das Flores

No bairro de Vargem Alta, o Circuito das Flores é uma opção para quem busca os encantos da natureza. Nova Friburgo é a maior produtora de flores de corte do estado, e é ali que se concentra a maior parte das plantações do município.

O passeio pode ser feito em carro particular. Para quem vem do Centro, basta seguir a RJ-142 até a entrada para a localidade de Vargem Alta, apontada por placas pelo caminho. As plantações começam a aparecer logo no início da região. Também existe um ônibus que faz o percurso até o bairro. A rota das plantações pode ser feita em caminhada, o que oferece oportunidade de interação com produtores.

Cachoeira Indiana Jones fica na localidade de Boa Esperança, em Nova FriburgoCachoeira Indiana Jones fica na localidade de Boa Esperança, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

3 - Boa Esperança

Não é possível falar de ecoturismo em Nova Friburgo sem citar as cachoeiras espalhadas pelo município. São muitas, principalmente, entre os distritos de Lumiar, Boa Esperança e São Pedro da Serra.

Uma das mais conhecidas é a Indiana Jones, que fica em Boa Esperança. Apesar do percurso até o local não ser fácil, a queda d’agua e a natureza ao redor valem a dificuldade do acesso. Além disso, o fato de ser mais distante também garante que o local não fique tão cheio de visitantes.

Bica d'água localizada na antiga linha férrea que corta o distrito de Mury, em Nova FriburgoBica d'água localizada na antiga linha férrea que corta o distrito de Mury, em Nova Friburgo | Foto: Arquivo/Sara Schuabb

4 - Mury

Cercado pela beleza da Mata Atlântica, o distrito de Mury encanta visitantes que passam pelo local. É possível encontrar, na localidade, espécies de vegetação e fauna que não são comumente encontrados em outros destinos da cidade.

No interior do bairro, a antiga linha de ferro que ligava Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, desativada desde 1960, é, hoje em dia, famoso ponto de caminhadas e de passeios ciclísticos no município. Ali existe uma queda d’água de nascente que originou uma das poucas bicas de água própria para consumo, que atrai moradores e turistas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.