MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vai viajar no final do ano? Veja os cuidados que devem ser tomados com o carro antes de pegar a estrada

Mecânico lista quais os principais itens a serem avaliados quando se realiza uma revisão do carro

Por Matheus Oliveira
21/12/18 - 10:26
Vai viajar no final do ano? Veja os cuidados que devem ser tomados com o carro antes de pegar a estrada Pegar a estrada sem revisar o carro pode gerar transtornos a quem deseja aproveitar as festas de final do ano | Foto: Banco de Imagem

Com a aproximação do final do ano e das festas que marcam este período – Natal e Réveillon –, chega a hora de pegar a estrada, descansar e aproveitar praias, cachoeiras e festas antes do início de 2019. Entretanto, para percorrer as rodovias, é necessário ter atenção e tomar alguns cuidados com seu veículo para poder festejar sem maiores transtornos. Uma das medidas necessárias para seguir viagem tranquila é realizar, com antecedência, uma revisão no carro.

De acordo com Rosildo Combat, mecânico friburguense e proprietário da oficina Zildo Car, no bairro Ypu, é importante agendar o serviço com, ao menos, uma semana de antecedência.

“A revisão completa pode durar cerca de um dia e meio e deve ser feita a cada dois anos ou quando atingir 30 mil quilômetros rodados. Em média, uma revisão completa em um carro nacional custa cerca de R$ 850,00”, destacou.

O profissional revelou que, nesta época, o movimento na oficina cresce em cerca de 60% em relação ao restante do ano, detalhando quais os principais itens a serem trocados em uma revisão.

“Os itens que mais exigem atenção são a correia dentada, o freio e o óleo do freio, a suspensão, além do balanceamento e alinhamento dos pneus do carro” declarou, frisando ainda que, recentemente, o carro de um cliente precisou ser rebocado por problema no óleo de freio utilizado no automóvel. Outros itens a serem verificados são: faróis, lanternas, pneus, limpador de para-brisas, nível de óleo, triângulo, macaco, chave de roda e extintor.

A dica é sempre procurar um mecânico de confiança para a revisão do carro. Esse profissional conhece mais sobre o funcionamento do seu veículo para saber quando deve levá-lo para manutenção antes dos prazos estabelecidos no manual do proprietário.

Outras dicas para viajar com segurança

  • Tenha a mão a sua habilitação ou a CNH digital no seu celular, além do certificado de propriedade do veículo

  • Respeite a sinalização: jamais ultrapasse quando a faixa à esquerda for contínua

  • Evite trafegar ou parar no acostamento

  • Reduza a velocidade nos perímetros urbanos e, em caso de chuva e neblina, mantendo os faróis baixos

  • Mantenha distância de 40 metros entre veículos

  • Faça uma alimentação leve antes de dirigir e jamais tome bebida alcoólica antes ou durante a viagem

Tipos de manutenção

Existem três tipos de revisão do carro:

  • Corretiva - A manutenção corretiva ocorre quando uma peça (disco de freio, por exemplo) está quebrada ou apresentando defeito

  • Revisão preditiva – Este tipo de revisão é feito a partir de uma análise prévia, sendo que o técnico, a partir de medições e visualizações dos componentes, decide pela substituição ou não do componente do veículo

  • Revisão preventiva - a peça é trocada apenas quando demonstra um certo desgaste, o que evita que ocorram problemas no futuro por manter a peça no veículo


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.