Belezas da zona rural da Região Serrana atraem cada vez mais turistas
Aumento de infraestrutura possibilita o crescimento do turismo rural na Região Serrana

Muitas das belas paisagens da Região Serrana do Estado do Rio se encontram na zona rural. Os órgãos municipais não possuem dados específicos, mas o estabelecimento de rotas, a presença de hospedagens e restaurantes podem comprovar a percepção de que o turismo nessas áreas vem crescendo.
Quem visita Teresópolis pode conhecer o importante Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou fazer o Circuito Tere-Fri, através da RJ-130, onde é possível acompanhar uma série de propriedades com plantações das mais diversas e a criação de animais.
O roteiro se estende por Nova Friburgo, onde a região de Campo do Coelho abriga vistas de tirar o fôlego. Os caminhos são cercados de bons locais para comer, como o Museu do Mel, a Queijaria Escola Suíça (onde também ficam a Casa Suíça, a Chocolataria Suíça e o Museu de Taxidermia), e os restaurantes João e Maria e Trutário Arco-Íris, no Parque Estadual dos Três Picos.
Em Petrópolis, a zona rural é dividida em circuitos eco-rurais. São quatro no total: Araras-Videiras, Caminhos do Brejal, Pedras do Taquaril e Vale do Bonfim. Cada um reserva particularidades e atrações diferentes, com destaque para o contato direto com produtores locais, onde é possível adquirir ou saborear produtos diversos.
Todos esses locais podem ser percorridos de carro, em poucas horas. Um potencial de destinos muitas vezes pouco explorados, que certamente garante atrações e descobertas únicas para quem busca novos destinos.