MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Séries Especiais: Pichação

Em 5 episódios, equipe do Multiplix mostra o que motiva pichadores e como a sociedade encara essa forma de expressão

Por Bernardo Fonseca
12/06/18 - 09:31
Séries Especiais: Pichação

Na primeira série especial do Portal Multiplix, nossa equipe de reportagem entrevistou três pichadores de Nova Friburgo. Conheça suas motivações e as diferenças entre pichação e grafite.

Contexto:

Apesar de sua origem ser antiga, a pichação no Brasil ganhou visibilidade durante a ditadura militar, como forma de protesto contra o regime. Já no século XXI, pichadores afirmam que ainda picham como forma de expressar indignação.

Para eles, pichação é sinônimo de adrenalina. Eles arriscam a própria vida em busca da melhor visibilidade. Além disso, nesse mundo subversivo, existem, também, as gírias e linguagens próprias. No Rio, o picho é conhecido como "Xarpi carioca", por exemplo.

Quem não gosta nada disso é quem acorda e vê seu patrimônio pichado. Em entrevista, empresária e diretor do Planetário de Nova Friburgo questionam falta de ação do poder público. Já a Polícia Civil argumenta que falta a população registrar os casos para que aconteçam ações mais enérgicas.

Por último, fica a pergunta: como solucionar a questão das pichações nos centros urbanos?

Para advogado, faltam políticas públicas. Pensando nisso, vereador de Nova Friburgo criou lei, em 2017, que pune com mais rigor quem for flagrado pichando. Mas, para pichadores, medida não deve ser eficaz.

Série Especial: Pichação - Episódio 01

Série Especial: Pichação - Episódio 02

Série Especial: Pichação - Episódio 03

Série Especial: Pichação - Episódio 04

Série Especial: Pichação - Episódio 05


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.