Barricadas são removidas pela Polícia Militar em comunidades de Cabo Frio
Ao todo, 24 pontos foram retirados pelos agentes em três bairros da cidade
08/03/23 - 11:38
.jpg)
A Polícia Militar de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, retirou 24 barricadas em comunidades locais nesta terça-feira, dia 7, em uma operação realizada em três bairros da cidade.
Os obstáculos haviam sido instalados por criminosos nos bairros Manoel Corrêa, Boca do Mato e Rainha da Sucata.
Eles foram destruídos pelos militares com o auxílio de máquina retroescavadeira.
A ação da PM teve como objetivo desobstruir as vias públicas e viabilizar o funcionamento correto de serviços públicos essenciais, além de garantir o direito fundamental da população de ir e vir.
_PM informou que para efetuar as ações, depende da disponibilidade de maquinário | Foto: Divulgação/Polícia Militar
De acordo com a corporação, esses tipos de barricadas são encontradas, com maior frequência, em apenas duas comunidades de Cabo Frio: Manoel Correa e Rainha da Sucata.
O 25º Batalhão da Polícia Militar informou que tem feito operações periódicas e que, para isto, depende da disponibilidade de maquinários, como caminhão e retroescavadeira.
Quando o 25° BPM observa a colocação de barricadas, já tenta conseguir maquinário para montar uma operação. Em sua maioria, é lixo colocado no meio da rua. Poucas vezes encontramos barricadas de concreto.
A corporação ainda ressaltou que, quando existe denúncia, de imediato as equipes se deslocam ao local, conseguindo reprimir a colocação.
A população pode fazer denúncias anônimas pelos telefones: 190 ou 26430190.
Prática comum dos criminosos
As barricadas nada mais são do que obstáculos construídos em vias públicas com o objetivo de impedir ou dificultar o acesso de veículos e pessoas. Elas são feitas com materiais como: pedras, pneus, móveis, lixo, entre outros.
O uso de barricadas é comum em situações de protestos, greves e também em ações criminosas.
No geral, elas são ilegais e representam um obstáculo para a livre circulação de pessoas.
Em áreas urbanas dominadas pelo crime organizado, elas são frequentemente utilizadas para dificultar o acesso das forças de segurança, criar zonas de controle e proteger os territórios das facções criminosas.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.