Teresópolis confirma primeiro caso de flurona no município
Paciente teve diagnóstico de Covid-19 e influenza confirmado na terça-feira

A explosão de casos de influenza e da variante ômicron do novo coronavírus fez com que os brasileiros corressem o risco de contraírem as duas doenças ao mesmo tempo, ou seja, uma coinfecção. Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi confirmado o primeiro caso deste tipo, que está sendo chamado de flurona.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um jovem de 16 anos que foi diagnostico com Covid-19 e influenza A. A pasta informou ainda que o adolescente passa bem e está em isolamento domiciliar.
“A investigação do caso foi realizada pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE). De acordo com a equipe de saúde, o paciente apresentou febre de 38º, no domingo (2), acompanhado de dor de garganta. Ele já havia recebido a primeira dose contra a Covid-19, e não estava imunizado contra a influenza A (H1N1)”, destacou a secretaria.
O Executivo disse ainda que o paciente mora com o pai, a mãe e um irmão, e que todos também estão em isolamento.
Flurona
De acordo com a SMS, Flurona é o termo para designar a coinfecção do vírus da Covid-19 com o vírus da influenza A (H1N1).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, os sintomas das duas viroses são semelhantes.
Desta forma, é recomendado que a população se imunize contra a Covid-19 e influenza.
Quanto às medidas de proteção, deve-se manter a lavagem constante das mãos (ou uso de álcool em gel), uso de máscaras ao ar livre e ambientes fechados, e distanciamento social.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.