Que tal ajudar a salvar uma vida neste sábado?
Hemocentro de Nova Friburgo estará aberto para receber doadores de sangue, das 8h às 12h30
Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, vai abrir neste sábado, 23, das 8h às 12h30
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, vai abrir neste sábado, 23, das 8h às 12h30, para mais um dia excepcional de doações.
O objetivo é dar oportunidade a quem não pode comparecer à unidade durante a semana para realizar a doação. Além disso, evitar o comprometimento dos procedimentos de saúde, como cirurgias e transfusões, uma vez que o hemocentro abastece as unidades hospitalares de Nova Friburgo e de outros dez municípios vizinhos.
Qualquer tipo de sangue é bem-vindo e uma única doação pode salvar até 4 vidas, de acordo com o Ministério da Saúde. Para doar não é preciso estar em jejum, apenas não ter ingerido alimentos gordurosos ou derivados de leite 4 horas antes da doação e bebidas alcóolicas um dia antes.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos (os menores de 18 devem ter autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar saudável e portar um documento de identificação original com foto.
O hemocentro fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, na rua General Osório, número 324, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2524-2300.
Segunda é Dia do Doador Voluntário de Sangue
E reforçando a importância de tornar a doação de sangue um hábito, na próxima segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada por meio de um decreto de lei, no dia 30 de junho de 1964, pelo então presidente Castello Branco. O dia, 25, marca também a fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
O percentual ideal de doadores de sangue em um país é entre 3,5% e 5% e no Brasil esse número não chega à 2%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).






