MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Que tal ajudar a salvar uma vida neste sábado?

Hemocentro de Nova Friburgo estará aberto para receber doadores de sangue, das 8h às 12h30

Por Redação Multiplix
22/11/19 - 15:37
Que tal ajudar a salvar uma vida neste sábado? Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, vai abrir neste sábado, 23, das 8h às 12h30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, vai abrir neste sábado, 23, das 8h às 12h30, para mais um dia excepcional de doações.

O objetivo é dar oportunidade a quem não pode comparecer à unidade durante a semana para realizar a doação. Além disso, evitar o comprometimento dos procedimentos de saúde, como cirurgias e transfusões, uma vez que o hemocentro abastece as unidades hospitalares de Nova Friburgo e de outros dez municípios vizinhos.

Qualquer tipo de sangue é bem-vindo e uma única doação pode salvar até 4 vidas, de acordo com o Ministério da Saúde. Para doar não é preciso estar em jejum, apenas não ter ingerido alimentos gordurosos ou derivados de leite 4 horas antes da doação e bebidas alcóolicas um dia antes.

O doador deve ter entre 16 e 69 anos (os menores de 18 devem ter autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar saudável e portar um documento de identificação original com foto.

O hemocentro fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, na rua General Osório, número 324, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2524-2300.

Segunda é Dia do Doador Voluntário de Sangue

E reforçando a importância de tornar a doação de sangue um hábito, na próxima segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada por meio de um decreto de lei, no dia 30 de junho de 1964, pelo então presidente Castello Branco. O dia, 25, marca também a fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

O percentual ideal de doadores de sangue em um país é entre 3,5% e 5% e no Brasil esse número não chega à 2%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.